Plenária das Centrais Sindicais discute mobilizações contra desmonte de Temer e Pezão

Plenária

Na noite desta quarta-feira (10) foi realizada no auditório dos Bancários Rio, uma reunião da Plenária das Centrais Sindicais para discutir estratégia de enfrentamento às políticas neoliberais e as reformas Trabalhista e Previdenciária do governo Temer e o descalabro financeiro do Estado do Rio de Janeiro governado por Luiz Fernando Pezão.

Em pauta, a organização de uma Greve Geral  e criação de uma calendário de lutas que agregue centrais sindicais , sindicatos e movimento social contra o desmonte do Estado Social brasileiro.

“O objetivo é construir um calendário de luta que para além de derrubar o governo do Temer  possa também derrubar o governo do Pezão aqui no Estado do Rio. A Educação tem enfrentado uma série  de ataques desse governo, recentemente três resoluções foram pontuadas , e que inclusive fecham unidades escolares , acabando com o direito à educação no Estado. Então, é importante a construção de uma luta unificada , conseguir organizar esse calendário de luta, porque acreditamos que só vamos derrubar esses governos nas ruas e nas lutas” – explica  Susana Gutierrez, diretora do SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ. O SEPE realiza neste sábado (12), uma assembleia na ABI , a partir das 14hs.

Participaram do encontro representantes da CUT, CSP Conlutas, CTB, UGT, Intersindical, entre outras centrais, além de representantes sindicais, que fizeram o indicativo de 30 de agosto para o ‘Dia Estadual de Luta e Ações e Greve’.

Ainda no calendário de atividades será realizado um ato no dia 15 de agosto, terça-feira, na porta da UERJ, a partir de 18hs, em defesa da universidade pública e contra o sucateamento promovido por Pezão.

Na quarta (16), o operativo participa de uma atividade na OAB/RJ na Comissão da Verdade, a partir das 9  da manhã no auditório da entidade.