Ato Nacional em Defesa dos Empregos e da PBIO, e por vacina no braço e comida no prato

Mobilização marca solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás Biocombustível que completa uma semana

Na manhã desta quarta-feira (26/05),foi realizado na entrada do EDISE, sede da Petrobrás no Centro do Rio de Janeiro, o Ato Nacional em Defesa dos Empregos e da Petrobrás Biocombustível (PBIO) e também por “Vacina no braço e comida no prato”, em apoio à greve na Petrobrás Biocombustível. A atividade organizada pelo Sindipetro-RJ e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) é em apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da PBIO que hoje completam o 7º dia de greve nas unidades de Candeias-BA, Montes Claros-MG e no escritório central da subsidiária da Petrobrás no Rio de Janeiro.

Além da presença de petroleiros, estiveram presentes representações sindicais dos eletricitários, trabalhadores da Eletrobrás e dos Correios, estatais que estão em processo de privatização pelo governo Bolsonaro, pessoal da Saúde (SUS) e representantes da CSP Conlutas, que realizaram falas sobre a greve, conscientização e da conjuntura de luta contra o desmonte e privatização de estatais promovidas pelo governo neoliberalista de Bolsonaro e Paulo Guedes. Às 10h20, o ato seguiu em marcha em direção ao outro prédio sede da Petrobrás , o EDISEN, localizado também na região do Centro do Rio.

O Sindicato promoveu testagem gratuita de sorologia para COVID-19, a partir de uma barraca instalada nas proximidades de acesso à sede da Petrobrás

Ato das plataformas

No aeroporto de Cabo Frio-RJ, base de embarque e desembarque de trabalhadores e trabalhadoras das plataformas do Pré-Sal, Campo de Búzios, ocorreu também um ato reunindo os trabalhadores da P-75, P76 e P-77 em apoio à greve da PBIO.

Pessoal da P-75 em apoio movimento dos trabalhadores da PBIO no Aeroporto de Cabo Frio-RJ

Trabalhadores das plataformas P-76 e P-77 também em apoio à da PBIO

“Vacina no braço e comida no prato”

Ainda nesta quarta entidades e movimentos populares realizam manifestações pelo país pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, a vacinação e testagem em massa da população brasileira contra a COVID-19 e o aumento no valor do auxílio emergencial.

Dentre os 26 países que já vacinaram mais de 5 milhões de pessoas com duas doses de imunizante contra a COVID-19,e que mais aplicam por dia doses de vacina a cada 100 pessoas, o Brasil está em 20º lugar, de acordo com a plataforma Our World In Data. Mas, dentre esses 26 países, aqueles que mais registram mortes por COVID-19, diariamente, a cada um milhão de pessoas, o Brasil sobe para 5º lugar.

Mobilização em Brasília na esplanada dos ministérios

Fora Bolsonaro no sábado (29/05)

O Sindipetro-RJ convoca para o próximo sábado (29), às 10h, no Monumento Zumbi dos Palmares, na Praça Onze, Centro do Rio, para o Dia de Mobilizações contra o desgoverno Bolsonaro. O Sindicato pede que para quem for levar máscara, álcool gel e manter o distanciamento necessário.