Entenda como a Petrobrás abastece o governo Bolsonaro e seus acionistas com o dinheiro do PPI

Bolsonaro esconde da população outra renda que os estados não recebem, dinheiro esse bancado pelos preços altos dos combustíveis

Governo Federal recebe 36,75% dos dividendos advindos do lucro líquido da Petrobrás devido a composição acionária.

Imagem: Petrobrás

Ainda neste particionamento, R$ 12,8 bilhões vão para os acionistas não brasileiros (NYSE-ADRs, B3, CRGI e Blackrock); e R$ 7,7 bilhões para os acionistas privados brasileiros. Basicamente , isso mostra que a atual política de preços imposta por Bolsonaro à Petrobrás maximiza os lucros de seus acionistas, entre eles o próprio governo, sendo que os estrangeiros já possuem mais de 40% do capital da empresa.

Vaca leiteira

Em valores, a parte que cabe ao Governo Federal, após o recente anúncio de antecipação de dividendos no valor total de R$ 31,6 bilhões aos acionistas, o governo de Bolsonaro vai embolsar R$ 11,6 bilhões. Isso mostra que Bolsonaro e Guedes jogam conversa fora quando dizem que a Petrobrás é um problema, pois utilizam os recursos oriundos da empresa para bancar sua política de “toma lá, dá cá” para conquistar apoios no Congresso para se manterem no poder.

O uso da metodologia de Paridade de Preço de Importação (PPI), que aplica a variação do dólar e dos preços do petróleo no mercado internacional, e soma custos ilusórios de importação, como taxas portuárias e custos de logística (navio, tancagem, dutos e gasodutos, frete), tem insuflado artificialmente os resultados da Petrobrás, garantindo lucros recordes em favor dos acionistas da empresa, incidindo também na base de arrecadação dos impostos, sejam da União, Estados ou Municípios.

Imagem: Petrobrás

Assim, Bolsonaro mantém e segue as políticas do PT e do TEMER, que já impunham parte deste mal, mas muito o aprofunda e acelera , bem como quando se trata do plano de venda de ativos/privatização formulado pelo corrupto re-condenado Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobrás (Governo Dilma).

O que Bolsonaro esconde quantos aos impostos federais?

Só até o primeiro semestre de 2021, a Petrobrás recolheu um total de R$ 76,7 bilhões aos cofres públicos, compreendendo R$ 32,4 bilhões em tributos próprios de suas operações ; R$ 23,3 bilhões em participações governamentais e R$ 21bilhões em tributos retidos de terceiros , uma vez que a companhia possui incumbência legal de recolhimento por toda a cadeia , na figura de substituta tributária. Somente para o Governo Federal foram pagos R$ 14,3 bilhões em tributos federais + R$ 23,3 em participações governamentais , totalizando R$ 37,6 bilhões para a União (Bolsonaro). Para os estados foram recolhidos R$ 38,6 bilhões , enquanto para os municípios foram R$ 497,3 milhões no acumulado do primeiro semestre, segundo dados do Relatório Fiscal do segundo trimestre de 2021 da Petrobrás.

Lágrimas de crocodilo

Ainda usam o discurso de que a causa dos preços altos dos combustíveis seria culpa dos estados que aplicam a alíquota de ICMS de 27,6%, escondendo a principal causa que é a política de Paridade de Preços de de Importação, que sustenta a distribuição de lucros para o próprio governo Bolsonaro , os acionistas e especuladores que sugam a Petrobrás. No final das contas é a população que banca a festa das negociatas políticas de Bolsonaro e os lucros dos banqueiros nacionais e internacionais, além dos altos salários da atual alta direção presidida pelo general Joaquim Silva e Luna.

Imagem: Observatório Petrobrás

O Sindipetro-RJ/FNP defende uma Petrotrás 100% estatal, sem que tenha qualquer influência de investidores do mercado financeiro, que atue em favor do Brasil e dos brasileiros, focando sua linha de ação em prol da sustentabilidade energética do Brasil, atuando como propulsora do nosso desenvolvimento econômico e social.

Por uma Petrobrás do Brasil e dos brasileiros!