Em meio a pandemia e crise econômica transporte público fica mais caro

Empresas que operam as concessões de barcas, e trens no Rio de Janeiro anunciaram, já neste início de ano, a intenção de reajustarem suas tarifas. PPI faz com que tarifas de ônibus disparem

A Agetransp, agência que regula os serviços de transporte público do estado do Rio, já autorizou reajustes das barcas com as tarifas tendo um aumento de mais de 10%, chegando as barcas sociais a R$ 7,70 e as turísticas a R$ 20,50; com a mudança prevista para entrar em vigor em 12 fevereiro de 2022.

A agência também homologou no dia (02/01), o reajuste do preço da tarifa de do serviço de trens, operado pela concessionária Supervia que passará dos atuais R$ 5 para R$ 7, a partir de 2 de fevereiro próximo. Ainda no Rio, não foram anunciados os índices de reajustes dos serviços de metrô e ônibus.

PPI reflete no preço das passagens

A política de preços adotada pela gestão da Petrobrás, sob a tutela de Bolsonaro e Paulo Guedes, fez com que o diesel ficasse mais caro em 2021 em 48%. Em 2020 e 2021, a alta do ônibus urbano foi pouco acima de 1%. O IGP-M, um dos indexadores dos contratos de concessão de transporte, fechou o ano em 17,78%.

Segundo reportagem do O Globo, mais de 13 milhões de pessoas vão começar 2022 pagando mais caro pelo ônibus. São mais de 30 cidades de Norte ao Sul do Brasil que anunciaram reajustes, em alguns casos que ultrapassam 20%. Com isso, analistas estimam que, na média do país, a alta do principal modal de transporte público no Brasil suba 10%, a maior alta desde 2015. Essa perspectiva faz do setor de transporte de ônibus um dos maiores vilões da inflação para este ano.

Algumas capitais e outras grandes cidades ainda devem aumentar suas tarifas de transporte, como o Rio de Janeiro, por exemplo, que ainda mantém a tarifa congelada a R$ 4,05. A maioria das empresas de ônibus que operam concessões no município do Rio estão em situação de recuperação judicial, alegando que a situação é decorrente dos prejuízos causados pela pandemia. Mas sabemos que o atual prefeito, Eduardo Paes, não abandona seus “parceiros” empresários do setor que durante anos bancaram suas campanhas eleitorais, é bom ficarmos de olho no que vem por aí.

Imagem Prefeitura Rio