Direção da Petros manobra para atacar seus próprios trabalhadores

Exibindo selo Ethos, gestores da fundação agem sem responsabilidade social

A situação é vergonhosa: na negociação corrente para o ACT 2021-2023 dos trabalhadores da Petros, a direção decidiu por retirar dos aposentados o plano odontológico, o reembolso para pessoa com deficiência e não mais honrar com sua parcela no custeio do plano de saúde.

O Sindipetro-RJ repudia esse ataque aos trabalhadores da Petros que chantageia a parcela da ativa na negociação do ACT, manobrando interpretações jurídicas para atacar o setor aposentado. É vergonho principalmente porque os participantes da Petros lutam contra esse tratamento nas Patrocinadoras.

Retirar o plano odontológico, o cuidado com pessoas com deficiência, e liberar a Petros da responsabilidade no custeio do plano de saúde significa para a maioria dos trabalhadores aposentados da Petros a retirada do direito, já que não terão condições econômicas de arcar com mais estes custos.

Para que serve o selo do Instituto Ethos?

É gigante o potencial lesivo dessa violência contra os aposentados, porque além de toda a situação econômica desastrosa no país ainda estamos em plena pandemia. Assim, se a Petros tem o selo Ethos de responsabilidade social, o conceito de ética ficou invertido.

O caso demonstra que não há qualquer negociação de fato por parte da direção da Petros e do atual desgoverno.

Se a cada ACT a barganha das gestões for “ou assina o ACT ou vamos aumentar a doença e a morte entre os aposentados e roubar o direito da ativa de ter saúde quando da aposentadoria”, é preciso firmar o caminho da coordenação de lutas e greves na defesa de direitos.

Um fundo de pensão que trata seus ex-empregados aposentados, que se dedicaram por anos, muitos por mais de 35 anos, desta forma, condenando muitos à própria sorte, sem apoio de saúde quando mais precisam demonstra que seus dirigentes não têm ética, empatia e nem responsabilidade social. Essa direção da Petros não é a dona da fundação, tampouco dos seus recursos.

Esta posição de massacrar os trabalhadores não é a posição daqueles que são os legítimos proprietários da Petros, mesmo considerando todos os desmandos históricos das direções da Petrobrás e dos governos de plantão contra os interesses dos participantes e dos trabalhadores como Classe. Esse ataque é um desrespeito, também, à toda categoria petroleira que já viveu ameaça parecida.

O Sindipetro-RJ está solidário aos trabalhadores. O sentimento é de revolta, impotência e decepção. Lastimável!