Sindipetro-RJ inicia parceria com o Lado B do Rio

O canal de podcast, site e blog traz debate à sociedade, fazendo contraponto à mídia empresarial

Nesta terça (08), teve início a parceria do Sindipetro-RJ com o canal Lado B do Rio com a participação no programa Lado BNotícias. O Sindicato vai indicar temas para debates uma vez por mês e começou falando sobre a alta no preço dos combustíveis que está massacrando a população brasileira.

Para falar sobre o assunto, foi convidado o economista Eric Gil Dantas, do Observatório Social da Petrobrás.

O programa, de 25 minutos, repercutiu detalhadamente a política de preços adotada pela Petrobrás. Dantas fez um resumo da história, começando pelo aprofundamento dessa política de preços na gestão de Pedro Parente na Petrobrás em 2016 quando Temer esteve na Presidência da República; pela greve dos caminhoneiros em 2018; até o período mais recente com a chegada da pandemia.

Segundo Dantas, “a alta do preço do barril de petróleo que ultrapassou os 90 dólares e a forte desvalorização do real no desgoverno Bolsonaro que chega a mais de 35% são fatores que colaboram para a situação brasileira atual, mas nada disso precisaria estar afetando os brasileiros, porque o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo com um grande parque de refino que deveria ter sido expandido. Mesmo assim produzimos a maioria dos combustíveis consumidos internamente, então não precisamos indexar os preços dos combustíveis ao preço internacional”.

Na entrevista de 15 minutos, Eric Gil Dantas falou também sobre como outros países se comportam com relação ao preço dos combustíveis; comparou os preços dos combustíveis aos preços de outros produtos; relacionou o impacto do preço dos combustíveis na inflação; frisou a importância da Petrobrás como estatal na política de preços brasileira; e criticou a privatização da RLAM que tem afetado os preços na Bahia; entre outros assuntos.

Compartilhe!

Últimas Notícias