Bolsonaro e Paulo Guedes fazem chover dinheiro na horta dos especuladores da Petrobrás

Empresa anuncia lucro líquido às custas de privatizações, PPI e retirada de direitos dos petroleiros, distribuindo dinheiro para abutres financeiros, em uma pilhagem nunca vista do patrimônio do Brasil

A Petrobrás anunciou na quarta-feira (23/02) que concretizará um pagamento total de R$ 101,4 bilhões em dividendos relativos ao exercício de 2021, após registrar um também histórico lucro líquido no ano passado de R$ 106,7 bilhões. Os montantes incluem R$ 37,3 bilhões em dividendos complementares recém-aprovados, que serão pagos em 2022. O que representa dividendos complementares de R$ 2,86 por ação, montante que precisa ser aprovado em assembleia de acionistas, em 13 de abril.

Entre dividendos e tributos à União, estados e municípios, a Petrobrás informa que repassará R$ 230 bilhões, mas o que Bolsonaro e Paulo Guedes fazem com esse dinheiro?

Guerra já garante ganhos dos especuladores aumentarem

A verdade é que a Petrobrás , o Pré-Sal e o povo brasileiro estão sendo “vampirizados” sendo sugados pelo mercado financeiro (leia-se burguesia, bancos e grandes conglomerados empresariais), que absorvem uma gama de vantagens competitivas, recursos naturais, tecnologias gerados pela Petrobrás e traduzidos em um volume extraordinário de recursos financeiros, os super lucros da indústria do Petróleo. Infelizmente esses ganhos já aumentaram diante da conjuntura de guerra que já acontece no leste europeu com a invasão da Rússia à Ucrânia que vem afetando os preços do petróleo e gás no mercado internacional, com o barril de óleo oscilando até acima da marca dos US$ 100.

Assim, sofrem brasileiros que pagarão mais caro ainda pelos combustíveis, e sofrem os trabalhadores do sistema Petrobrás que são submetidos a um processo de privatização que ameaça seus empregos, retira direitos e afeta a saúde e segurança do trabalho, sendo submetidos à precarização e sucateamento das unidades de trabalho.Tudo isso para alegria dos especuladores nacionais e internacionais que se lambuzam na divisão do espólio de uma Petrobrás privatizada e com os ganhos obtidos com a política de Preço Paridade de Importação (PPI) que se configura em um programa de transferência de renda da classe trabalhadora , e dos negócios nacionais (indústria, transporte, agricultura, pecuária, comércio), para os agiotas que capturam o mercado de petróleo, gás e derivados.

O Sindipetro-RJ faz um chamado à categoria petroleira e à população brasileira para dar um basta nesta sangria desatada que estão fazendo contra o Pré-Sal, a Petrobrás, a economia popular e a nacional.