Queda de sistema elétrico no CENPES/CIPD

Empresa quebra ACT ao não convidar Sindipetro-RJ para a Comissão de Investigação

Em 05/05, houve drástica queda do sistema elétrico na Central de Utilidades do Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD) que causou descontinuidade nos processos do CENPES.

A gestão formou uma Comissão de Investigação do evento, mas não convidou o Sindipetro-RJ, que tampouco foi informado do ocorrido. A atitude é um desrespeito ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que garante a participação do Sindicato em qualquer Comissão de Investigação. A CIPA também não foi convidada.

Comissão de Investigação encerrada

O Sindicato enviou ofício à empresa pedindo esclarecimentos sobre o caso. Em resposta, recebeu e-mail no dia 08/06 de Carlos André Andrade Tavares, que conduziu as investigações informando que “o trabalho da comissão de investigação já foi encerrado”. O Sindipetro-RJ está tomando as devidas providências.

Esse descaso com a representação sindical é sistemática. Em 2020, por exemplo, a hierarquia chegou a bloquear o acesso de dirigentes do Sindipetro-RJ liberados em seus locais de trabalho, cerceando o exercício da representatividade sindical. Em recurso nº 0100084-11.2020.5.01.0016, aceito de forma unânime por desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o setor Jurídico do Sindicato provou que a empresa atua através de práticas antissindicais. https://sindipetro.org.br/petrobras-condenada-praticas-antissindicais-2/

Precarização e redução de efetivo

Os eventos e o comportamento da hierarquia frente a eles só vêm confirmar o que o Sindipetro-RJ tem denunciado: a destruição do Sistema Petrobrás com o abandono da infraestrutura e o descaso com as atividades de operação/inspeção/manutenção com precarização e redução do efetivo.