Basta de negacionismo e mentiras no CENPES!

Complexo CENPES/CIPD não atende condições legais exigidas por NR-10 e NR-13. Gerentes do Compartilhado e CENPES negaram participação do Sindipetro-RJ e da CIPA em Comissão de Investigação relativa a assuntos de NR-10

No início do mês de maio, dia 05/05, houve a ocorrência de mais um apagão no CENPES devido a uma falha de grande porte no sistema elétrico da Central de Utilidades (CUTIL). O evento mobilizou uma Comissão de Investigação na qual o Sindipetro-RJ e a CIPA foram esquecidos por se tratar de uma “ocorrência operacional”, segundo os gerentes de SMS do Compartilhado e do CENPES. Indagados sobre danos ao patrimônio, os mesmos alegaram que os valores envolvidos não justificavam uma Comissão com participação dos representantes dos trabalhadores. Os gerentes também alegaram que a comissão montada era apenas “técnica”, sem o viés de Investigação de questões de SMS. Mentiram!

CENPES deveria ser exemplar

De acordo com Relatório de 168 páginas elaborado pela referida Comissão, a tal “comissão técnica” foi nomeada como Comissão de Investigação e os danos ao patrimônio foram estimados em cerca de US$ 77.854,00, sem contar o prejuízo muito mais elevado causado pelo desligamento do CIPD, que deixou a Companhia temporariamente sem serviços de TIC. Ou seja, logo de pronto constatou-se a mentira anteriormente colocada pelos gerentes da Petrobrás de que se tratava de uma simples anomalia operacional.

O Relatório mostra vários pontos fracos preocupantes do Complexo CENPES/CIPD em termos de sistemas elétricos e deixa claro que as condições de segurança da NR-10 estão longe de serem atendidas por uma Unidade que deveria ser o exemplo da Petrobrás inteira.

Não está tudo bem!

O documento também expõe os riscos e prejuízos causados pelo efetivo reduzido, corroborando com o que o Sindipetro-RJ alega constantemente e é sempre negado pelos gerentes do Compartilhado, que fingem que está tudo bem. Nem mesmo a emissão de PTs tem ocorrido da forma devida, uma vez que operadores sobrecarregados sequer vão às áreas antes de liberar os serviços. Com isso, os incidentes e acidentes só aumentam.

Uma das imagens no Relatório do GT NR-13, de 2018, mostra um frontal de um relé de proteção de gerador a diesel com poucos LEDs configurados para atuação de proteções elétricas, dificultando o serviço da identificação de falha

Sem compromisso com a Segurança

De certa forma, o Relatório do evento da CUTIL fortalece as conclusões do GT de NR-13, instaurado sob solicitação do Sindicato e cujos trabalhos aconteceram em 2018.

O GT, multidisciplinar em sua composição, comprovou que o Complexo CENPES/CIPD não atende às condições de segurança da NR-13 e apontou uma série de ações a serem seguidas para resolver o problema que persiste até hoje. Medidas insuficientes, muitas das quais paliativas, foram tomadas e os gestores continuam fingindo que tudo está bem. Nem mesmo o EAD sobre NR-13 focado no Complexo CENPES/CIPD, elaborado junto ao RH e a UP, foi tornado obrigatório para toda a força de trabalho da Unidade, como havia sido negociado com o Gerente Executivo do CENPES à época. Daí se vê o tipo de “compromisso” com a segurança que estes gestores realmente têm.

Chega de sujeira embaixo do tapete

Repetindo a mesma conduta do GT de NR-13, a Comissão de Investigação do Incidente da CUTIL recomendou 40 ações contundentes e inúmeras observações para finalmente colocar o Complexo CENPES/CIPD nos trilhos.

O Sindipetro-RJ exige que essas medidas sejam transparentes, que toda a força de trabalho tenha conhecimento, e que seja formada uma comissão com representante sindical e representante da CIPA para o acompanhamento deste processo.

O que os gestores usualmente preferem é investir em programas de curta duração como CENPES 100%, CENPES + SEGURO, para fingir que resolvem problemas enquanto escondem a sujeira debaixo do tapete.

Cada vez mais e a cada acidente que ocorre – e quando o Sindicato é chamado a participar das comissões de investigação – é constatado que a tão propalada ”gestão de mudanças” tem sido feita açodadamente e com pouca ou nenhuma participação dos trabalhadores que são, na realidade, os conhecedores da atividade e têm valiosas contribuições às melhorias e correções de rumo a serem feitas. Parece que se trata apenas de uma formalidade burocrática e não um real cuidado a ser tomado.

O CENPES se transformou num grande canteiro de obras sem que os trabalhadores sejam sequer chamados a somar no que lhes afetará em seguida. Agora mesmo, foi determinado, por exemplo, que as janelas dos laboratórios sejam fechadas e lacradas para evitar que sejam abertas, em definitivo! É uma determinação temerária, que deve ser melhor discutida, pois pode trazer risco ao dia a dia dos trabalhadores em vários níveis que precisam ser melhor discutidos e avaliados de modo mais amplo.

É, portanto, uma gestão que faz mudanças e troca de operadores de uma gerência para outra de qualquer maneira, sem seguir medidas próprias para este tipo de alteração conforme aponta o relatório da CUTIL.

O Sindipetro-RJ condena esse tipo de procedimento gerencial e realmente espera que não seja preciso alguém morrer para que os problemas sejam finalmente assumidos, encarados e resolvidos.