RH da Petrobrás usa AIT de forma casuística e desvirtuada! Não assine!

Com o objetivo de segmentar a categoria, empresa finge fazer Acordo Individual durante o ACT, sabotando negociações

Ainda na vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que por intransigência da empresa ainda não foi prorrogado, o RH manobra vergonhosamente, disponibilizando a péssima Proposta da empresa disfarçada de AIT (Acordo Individual de Trabalho), numa distorção completa do que é o AIT previsto em lei. E faz ameaças como a aplicação da CLT a partir de 1º de setembro. Tudo para jogar os petroleiros no caminho sem volta da perda irreparável de direitos.

Nesta quarta (31), a FNP está fazendo a entrega ao RH do resultado das assembleias: rejeição massiva da Proposta! Nas assembleias da FUP, o resultado tem sido o mesmo. A luta é coletiva!

O Sindipetro-RJ orienta os trabalhadores a não assinarem o AIT, que rasga o Acordo Coletivo. Quem assinar estará abrindo mão da garantia de emprego podendo ser demitido sem justa causa. Não caia nessa e mantenha-se junto à maioria.

Manobras e ameaças não passarão!

Desesperado com o resultado das assembleias que rejeitaram massivamente, em todo o país, a péssima Proposta da empresa, o RH lançou mão do AIT para dividir a classe trabalhadora e enfraquecer o ACT, que precisa da união de todos os trabalhadores para pressionar a hierarquia da empresa a negociar o aumento salarial digno que reponha as perdas inflacionárias dos últimos anos e manter cláusulas fundamentais como as da AMS, garantia de emprego, adicional de mestra nacional, as garantias para os embarcados, o regramento do teletrabalho, entre outras.

Desta forma, quem assina o AIT oferecido pela empresa nesse momento não está negociando, mas aceitando a Proposta rebaixada que a empresa quer impor no ACT! Na verdade, o RH está usando o AIT como mais um instrumento de assédio para enfraquecer o coletivo, uma fraude! Portanto, o AIT deixa o trabalhador vulnerável.

Por outro lado, esse falso AIT, que é oferecido ao grupo chamado de “hipersuficiente”, que possui nível superior e está na faixa salarial acima de R$ 14 mil, serve para criar uma proteção à hierarquia. Mais uma vez chegam relatos de que gerentes estão pressionando, assediando, “aconselhando” os colegas elegíveis a assinarem o AIT, corroborando para a criação de uma subcategoria dentro dos petroleiros. Denuncie!

Vale lembrar que no ACT:

– são estipuladas condições de trabalho aplicáveis no âmbito da empresa para TODOS os empregados;

– o Acordo Coletivo vale como LEI;

– é celebrado pelo SINDICATO representativo da categoria; e

– é chancelado pelo JUDICIÁRIO.

Tem má-fé? Vai ter luta!

Sem o menor respeito à boa-fé nas negociações, o RH da empresa, que protelou o envio de Proposta, agendando várias reuniões inúteis com a FNP, agora está fazendo chantagem impondo data e acordo individual, mas os petroleiros já decidiram nas assembleias que vão lutar pelo ACT e seguirão firmes e fortes juntos! Não à redução dos direitos da categoria petroleira!