Plenária Operária e Popular organiza luta conjunta para derrotar Bolsonaro nas urnas

Um dos encaminhamentos da atividade foi impulsionar, nesta quarta (26), o Dia Nacional de Luta da Campanha DESPEJO ZERO. O Sindipetro-RJ falou na Plenária contra o PPI e as privatizações no Sistema Petrobrás que atingem principalmente a população mais vulnerável no país

Os diretores do Sindipetro-RJ Eduardo Henrique e Gabriel Carqueijo participaram da atividade “Quem tem fome tem pressa! A situação do país e a luta dos de baixo pela vida”, realizada no domingo (23) na Ocupação Esperança, em Osasco (SP).

O objetivo do evento, organizado pelo Luta Popular e pela CSP Conlutas, foi compartilhar ideias e leituras de diferentes pessoas e grupos – incluindo intervenções culturais com poesia, leitura encenada, cordel e música – para fortalecer e unificar as mobilizações dos movimentos frente à situação emergencial dos mais pobres e apontar rumos da luta, com voto crítico, para derrotar Bolsonaro nesse segundo turno das eleições.

Durante a atividade, o diretor do Sindipetro-RJ e da FNP, Eduardo Henrique, ressaltou a importância da Plenária, criticou o preço dolarizado dos combustíveis e do gás de cozinha e falou sobre como a continuação do governo Bolsonaro pode representar a precarização ainda mais da população mais vulnerável, marcando a importância da luta contra as privatizações e em defesa da Petrobrás estatal para e pelo povo brasileiro.

Veja o vídeo e compartilhe:

Além dos representantes do Sindipetro-RJ, participaram pelo menos 200 ativistas; moradores das ocupações Esperança, Queixadas, Jardim da União, Quilombo Coração Valente, Pinheiral e Mimax, assentamentos e/ou ocupações rurais Capão das Antas, 3 de setembro, 21 de dezembro e Milton Santos; operários do Sindicato da Mineração de Congonhas-MG; representantes da Confederação dos Metalúrgicos de MG, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, do Comitê de operários da greve da CSN de Volta Redonda, condutores rodoviários de Campinas, metroviários, membros da CSP Conlutas e ativistas de lutas urbanas, como entregadores de aplicativo.

Rita Souza, da Executiva Nacional da CSP-CONLUTAS, com os diretores do Sindipetro-RJ, Gabriel Carqueijo e Eduardo Henrique
Uma construção feita com caixas de leite chamou a atenção dos participantes na Plenária
Acima, detalhe da sustentação do telhado; e, abaixo, as paredes – tudo feito com o reaproveitamento das caixas de leite!

O diretor do Sindipetro-RJ Gabriel Carqueijo ao lado de Antônio Ribeiro Duarte, morador da Brasilândia, que constrói a CSP-CONLUTAS. Duarte trabalhou na Petrobrás e foi um dos fundadores do Sindipetro-SP.

Entre os encaminhamentos da Plenária, estão as manifestações pela Campanha Despejo Zero

Numa proposta de “organizar os de baixo pra derrubar os de cima”, está sendo convocando, nesta quarta (26), o Dia Nacional de Luta da Campanha DESPEJO ZERO – uma luta por todas as oportunidades que são negadas no dia a dia e contra todas as formas de violência que são impostas ao povo pelos governantes.

Conheça os outros encaminhamentos: Plenária Operária e Popular