PM reprime luta por moradia digna no Centro do Rio

Sindipetro-RJ é solidário aos sem-tetos que estão sitiados pela PM em ocupação urbana no Centro do Rio de Janeiro

Desde o dia 16 passado, pelo menos 70 famílias de trabalhadores, com a presença de idosos e crianças, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), ocuparam um prédio abandonado há décadas sem cumprir a função social e denunciam a fome e o descaso dos governantes que se omitem ao direito básico à moradia digna.

Segundo o artigo 5º da Constituição Federal e o Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10257/01), imóveis abandonados devem ser notificados e desapropriados pelo Estado.

O proprietário do imóvel reivindica a retirada dos ocupantes, mas não possui, até o momento, um mandato.

A Polícia Militar permanece no local, praticando cerco ilegal, intimidando, reprimindo os ocupantes, fechando inclusive a rua e oprimindo grupos de outros que chegam para ajudar ou fazer doações.

“Queremos as moradias prometidas pelo governo do Estado!”, protestam as famílias que estão mobilizadas e ganham cada vez mais apoios do movimento social, como moradores do entorno, estudantes, professores e sindicatos, entre outras entidades.

As famílias batizaram a Ocupação de Luiz Gama, em homenagem ao advogado, jornalista, escritor e um dos maiores abolicionistas da história do Brasil, que ajudou a libertar mais de 500 escravos e lutou a vida toda pelo fim absoluto da escravidão.

Quem puder ajudar, o endereço é rua Alcântara Machado, 24 – Centro. Para doações por pix:
apoie.lutanosbairrosrj@gmail.com (Adrian Reis)

Compartilhe e acompanhe as notícias pelo https://www.instagram.com/p/ClA1JohuMhl/