Sindipetro-RJ faz homenagem aos técnicos de segurança

No domingo (27/11), comemorou-se o Dia do Técnico em Segurança no Trabalho, profissionais que dedicam a vida a garantir a segurança e a proteção aos demais colegas de trabalho.

Historicamente, os acidentes com operários no Brasil cresceram junto com o desenvolvimento da Indústria a partir da década de 1930 e a pressão das reivindicações dos trabalhadores levou o governo a criar órgãos para regulamentar os interesses da classe trabalhadora como o Ministério do Trabalho.

Um dos marcos da luta contra acidentes de trabalho foi a regulamentação da formação técnica em Segurança do Trabalho tornando obrigatórios esses serviços em empresas.

São profissionais que trabalham para reduzir o número de acidentes e estão sempre antenados com os avanços  na profissão e no ambiente laboral, servindo de apoio tanto para os trabalhadores e empresários quanto para o governo e a sociedade, porque um acidente por falta de segurança atinge não apenas os trabalhadores do local, mas seus familiares e amigos.

Sindicato e CIPAs

No caso da Petrobrás, por exemplo, um acidente por falta de segurança pode atingir uma grande área de entorno, como é o caso das refinarias próximas a comunidades densamente povoadas.

Então, todos os técnicos de segurança devem atuar com foco na profissão, priorizando a segurança e a saúde dos trabalhadores e das comunidades do entorno e procurar o Sindicato e as CIPAs se sofrer pressões e ameaças de gerentões que atendem a uma hierarquia preocupada somente com o lucro imediato.

E é importante ainda frisar que a Petrobrás precisa valorizar mais os problemas e riscos apontados pela CIPAs, comissões de trabalhadores que são fundamentais quando se trata de Segurança e Saúde no local de trabalho.

Portanto, o Sindipetro-RJ saúda todos esses trabalhadores que dedicam a vida a cuidar da segurança para o bem de todos!