Transição do governo: FNP entrega documentos para diagnóstico sobre o Setor

No sábado (10), a Federação Nacional dos Petroleiros enviou ao GT de Minas e Energia da equipe de transição:

– dossiê jurídico, de 81 páginas, apontando as irregularidades cometidas pela Petrobrás durante o Plano de Desinvestimento que “foram vendidos por Preço Vil, com manifesto prejuízo para a Petrobrás”, agindo de forma economicamente inviável: “se uma empresa qualquer se vê na necessidade de alienar parte de seu ativo para aumentar sua liquidez (‘fazer caixa’), será pouco provável que ela escolha justamente a fatia mais rentável de seu patrimônio para tanto”;

– levantamento específico sobre as irregularidades no processo em curso de privatização da Petrobrás Biocombustível e carta detalhada dos empregados assinada pelos sindicatos representantes dessa base: Sindipetro-RJ, Sindipetro-MG, Sindipetro-BA e Associação de Empregadas e Empregados da Petrobrás Biocombustível (AEPBIO); e

– ação judicial em curso contra o Observatório Social da Petrobrás que está impedido de usar o nome da empresa.

Veja o documento enviado: Carta FNP GT Transição Síntese Principais Irregularidades Privatização

Reunião no Rio de Janeiro

No dia 07/12, uma comissão de diretores da FNP conseguiu agenda com o GT de Minas e Energia da equipe de transição do governo federal que esteve em vários compromissos no Rio de Janeiro.

A Federação fez relato detalhado do Manifesto com os 10 pontos em defesa da Petrobrás, elaborado no último congresso da entidade realizado este ano, e entregou o dossiê “Petrobrás para os brasileiros” elaborado pelo Observatório do Petróleo.

Participaram da reunião representando a FNP os sindicalistas Eduardo Henrique, Bruno Dantas, Natália Russo, Raira Coppola Auler (do Sindipetro-RJ) e Marcelo da Silva dos Santos (Sindipetro-LP). Pelo GT, estiveram a engenheira Magda Chambriard, ex-diretora de E&P da Petrobrás e ex-diretora geral da ANP, e Danilo Silva, da FUP e ex-conselheiro da Petrobrás como representante dos funcionários. Saiba mais:

O GT informou que – como todas as outras equipes da transição – vai apenas realizar um diagnóstico sobre o Setor sem que haja desenvolvimento de propostas para o próximo governo.