Sindicato em obras para melhorar o atendimento

O Sindipetro-RJ vem promovendo pequenas reformas em suas instalações em sua sede, na Avenida Passos, 34, para receber melhor seus associados, a despeito do que já ocorreu em Angra, disponibilizando mais espaço e conforto no atendimento para quem chega ao Sindicato

Recepção nova

A mudança já começa pela recepção que ganhou uma ampliação da sala, com a criação de quatro guichês 5 pessoas na sede do Rio (3 auxiliares e 2 assistentes) e 1 pessoa em Angra (auxiliar) estarão com a tarefa de, com maior agilidade no atendimento, tratar as ligações telefônicas, as questões relacionadas à AMS (recadastramento, reembolso), Petros, agendamentos e questões relacionadas ao Imposto de Renda entre outras não jurídicas.

O funcionamento se dá de 10h as 18h de segunda a sexta.

Dúvidas, elogios e reclamações, buscar o dirigente Igor (whatsapp 21 997480171) que tem estado presente a maior parte dos dias no Sindicato.

Sala para aposentados, aposentadas e pensionistas

Ainda no projeto em andamento da reforma da sede, os aposentados, aposentadas e pensionistas vão contar com uma sala especial de convivência que irá proporcionar maior socialização. O núcleo 6 contará diariamente com um dirigente no sindicato para socializar com os associados aposentados, aposentadas e pensionistas, num primeiro momento, contaremos com o dirigente Sérgio (segundas e terças) e o dirigente Martins (quartas e quintas), mas o quadro será contemplado por outros dirigentes e associados que embora não sejam mais dirigentes vão atuar em cooperação com a direção.

Atendimento Jurídico a partir do dia 23/01/2022

Para um melhor atendimento do associado, buscando previamente fazer o levantamento das necessidades e melhor o atender, tratando o conjunto das eventuais questões que possa existir, o Sindicato tem trabalhado com a possibilidade de atendimento por agendamento.

Os agendamentos podem ser feitos tanto pelo email do jurídico do Sindicato (juridico@sindipetro.org.br), quanto pelo telefone (21 3034 7300) ou mesmo presencialmente na recepção. As pessoas agendadas serão priorizadas nos respectivos horários de atendimento.

Recomendamos, pelo registro feito, o email. Quando da marcação do atendimento serão importantes alguns dados como nome completo, telefone, e-mail e assunto que pretende tratar. A depender da disponibilidade do associado o atendimento poderá, para maior comodidade e de forma opcional, ser feito de forma virtual.

Isso significa que quem for ao Sindicato não será atendido? Não necessariamente, mas caso a pessoa vá num dia que todos os horários já estejam ocupados, mesmo existindo a possibilidade de um eventual encaixe pela ausência de algum associado, pode acarretar uma demora grande para o atendimento e, eventualmente, a necessidade de marcação para outro dia. Os motivos para isso são diversos, nossos horários são pensados e agendados respeitando os horários dos advogados e o dia que o advogado mais diretamente responsável pelo processo do associado vai estar presente, por exemplo, ir em um dia qualquer, pode resultar em desencontro.

Entretanto,  o Sindicato tem dias para que os associados possam ir independente de horário, segunda e quinta, de 14h as 18h. Terças e quartas apenas com agendamento na dinâmica informada acima e sexta exclusivamente com agendamento.

Para tratar de assuntos de previdência pública (INSS), conforme já noticiamos, nossa advogada que historicamente faz o atendimento está em recuperação de um acidente. Nesse sentido, fizemos um contrato com um de nossos escritórios de advocacia que já assessoram o Sindicato para, nas segundas, fazer tal atendimento. Assim, sobretudo na parte previdenciária, é importante o agendamento para evitar desencontros e conseguirmos dar um melhor atendimento aos associados e associadas.

O dirigente Igor (whatsapp 21 99748 0171) tem estado presente atuado na gestão no período e também atuado nos atendimentos, respostas diversas e explicações e pode ser procurado no sindicato no qual tem estado desde o retorno da pandemia, tanto para questões de Recepção quanto jurídicas.

Auditório passa por reformas

Sobre o auditório da sede, a despeito de falsas informações que circulam e especulações maldosas, a atual direção do Sindicato tem um preocupação latente com a segurança das pessoas que frequentam as instalações da entidade. A pandemia nos fez pensar mais na saúde e segurança. Durante o período, com a acertada decisão pelo fechamento, em vista do agravado quadro de contaminação e mortes e tendo o Sindicato como principal público na sede àquele que foi a principal vitima da COVID-19, os idosos, aproveitamos, com as limitações financeiras sempre existentes, para começar a fazer um diagnóstico  para um eventual retorno. E nesse diagnóstico identificamos mais profundamente problemas na parte elétrica, que demandam alguns pontos de reforma emergencial (em curso) e outros pontos de atenção, para uma reforma recomendada, mas não emergencial.

Também identificamos problemas relacionados à circulação de ar, exemplo disso é o antigo e inoperante sistema de ar condicionado central que demanda a troca. Além disso problemas relacionados à questões de acessibilidade (nosso Sindicato tem diversos problemas de acessibilidade) e, associado a isso, mas não só, problemas relacionados, no auditório, à questões básicas de incêndio.

Não seria responsável por parte da direção ignorar esses riscos e colocar em nossa sede um público que estaria submetido a risco no caso de um eventual sinistro. Além disso há problemas de outras ordens, com o próprio sistema de som e reformas internas que precisam ser feitas, por exemplo, com a retirada do ar condicionado central. Assim dentro das possibilidades financeiras estão sendo feitas reformas para, no retorno ao presencial do auditório, retornarmos de forma segura e com conforto merecido aos associados.

Exemplo de trabalho também feito no sentido de diminuir os riscos e preservar a história foi a digitalização de toda a documentação existente no sindicato e a passagem para trabalhar num fluxo que reduza o uso de papel nas instalações, além das inspeções feitas e diagnósticos que orientam as reformas.

Buscamos, num primeiro momento, orçar uma ampla reforma no Sindicato, mas poucas empresas responderam e o custo para o projeto da reforma daquelas que responderam ficaram fora das condições financeiras da entidade, num segundo momento, atual, passamos a buscar cotações apenas focadas no auditório e entorno associado a ele. Nossa expectativa é fechar a avaliação e orçamento no mais tardar no próximo mês para iniciar e concluir as reformas.

Até lá como ficarão as reuniões de aposentados, aposentadas e pensionistas?

Vão ser feitas no formato híbrido, ou seja, vão ser presenciais, mas com a possibilidade de participação virtual. O presencial se dará em um auditório alugado até termos o nosso em pleno funcionamento.

É importante dizer que nunca houve restrição de acesso para o associado ao Sindicato, salvo situações em que o associado comete algum tipo de violência contra trabalhadores e dirigentes, não há restrições. Em vista do contexto que temos vivido de violência contra o movimento sindical temos tido um maior controle de acesso, para segurança de todos e esse controle de acesso significa a identificação na recepção. O não associado será convidado a se associar e terá sim o trânsito restrito, já o associado tem o trânsito livre no Sindicato, desde que respeite os preceitos estatutários.