Ato de solidariedade contra repressão assassina no Peru

Sindipetro-RJ assina carta ao consulado peruano e participa de manifestação

Nesta quarta (01/02), às 10h30, manifestação em frente ao Consulado do Peru no Rio de Janeiro (Avenida Rui Barbosa, 314 – Flamengo) marcará a entrega de abaixo-assinado ao Consul em solidariedade ao povo peruano e em repúdio à violenta repressão às manifestações legítimas que acontecem desde dezembro passado contra a desigualdade social, o desemprego e a falta de um sistema de saúde pública.

Os peruanos se rebelaram contra o aprofundamento do caos causado pelo governo de Dina Boluarte que era vice de Pedro Castillo. Ela chegou à presidência após Castillo ter tentado dissolver o Congresso para não ser destituído. Essa tentativa atabalhoada e com aspectos autoritários de Castillo surgiram frente ao emparedamento constante empreendido por grande parte do Congresso, notadamente forças fujimoristas e liberais.

Até o momento, há pelo menos 50 mortos e 500 feridos nos confrontos com as forças de repressão, incluindo representantes dos povos originários no Peru.

Em apenas um dia foram presas 205 pessoas na Universidade de São Marcos, que foi invadida pela polícia com um tanque blindado, lembrando os tempos da ditadura de Fujimori. Há também dezenas de sindicalistas presos, incluindo membros da central sindical CGTP e da Frente de Defesa de Ayacucho.

Através do abaixo-assinado, diversas entidades e pessoas no Brasil estão “exigindo o fim da repressão aos protestos e que todos os detidos sejam colocados imediatamente em liberdade”.

Todos ao ato pela renúncia da presidente e pela convocação de eleições gerais no Peru, já!