Dia Mundial da Água: Expedição e Conferência pela Baía de Guanabara

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22/03 e visa a conscientização a respeito daquilo que é essencial à vida

Pelo menos 600 pessoas e instituições já se inscreveram para participar da “I Conferência Participativa sobre o Plano Integrado de Restauração da Saúde Ambiental Integrada da Baía de Guanabara (PRAI-BG, 2023-2030) na Década do Oceano” e uma barqueata/expedição científica está marcada para o dia 19 (domingo). Entre os participantes estão pesquisadores, órgãos públicos, ecologistas, produtores culturais e representantes de várias comunidades pesqueiras situadas nos municípios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara.

O Sindipetro-RJ apoia a atividade, uma iniciativa do Movimento Baía Viva, que atua na luta pela despoluição da Baía desde 1984, denunciando e acompanhando, principalmente, os mais diversos casos de acidentes ambientais na Baía.

O descaso do poder público é um escândalo. Em 1994, por exemplo, um programa de despoluição, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela agência japonesa JBIC, previu sanear 60% da Baía, mas o trabalho não chegou nem a 25%. E pior, no período de 20 anos, as emissões triplicaram!

Um dos objetivos da barqueata é conquistar a assinatura da Cessão de Uso da Ilha de Brocoió pelo governo estadual para que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) implante a Universidade do Mar (UniMAR), que foi criada há um ano por ato da Reitoria.

As inscrições para participar da barqueata/expedição são gratuitas pelo: https://forms.gle/aMLeqHmRzQN7VHQG8

Mais informações sobre a Barqueata e a Conferência PRAI-BG pelo WhatSapp: (21) 99734-8088

@movimentobaiaviva

Site: www.baiaviva.org.br