Pela retirada da PBIO e TBG/TSB do rol de privatizações!

O Sindipetro-RJ promoveu nesta quarta-feira (05/04) um ato em frente ao Edifício Senado (EDISEN), pedindo o fim das privatizações de empresas do sistema Petrobrás, com a retirada das empresas PBIO e TBG/TSB do rol de privatizações

A mobilização foi iniciada a partir de 12h, hora do almoço, chamando atenção pelas faixas: “PBIO e TBG precisam ser retiradas do rol das privatizações”; “A PBIO é importante para a Transição Energética”; “Pelo fim imediato de todas as privatizações”; e A TBG é importante para a integração energética da América Latina”, entre outras. Tivemos a participação de aposentados, ativos e dos diretores do Sindicato, Antony Devalle, André Buca, Claiton Coffy, Natália Russo, e Vinícius Camargo.

Na semana passada, o Sindipetro-RJ oficializou encaminhou uma carta ofício (90-2023) ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, alertando sobre o privatismo ainda existente na companhia, e cobra o fim do processo de privatização das empresas Petrobras Biocombustível (PBIO) e da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) /Transportadora Sulbrasileira de Gás (TSB), integrantes da holding Petrobrás.

A carta observa potencialidades das empresas no processo de transição energética que se aproxima, e do retorno que o Brasil pode ter com estas empresas continuando integradas à Petrobrás.

O documento discorre que apesar da consulta feita pelo Ministério de Minas e Energia sobre a suspensão da venda de qualquer ativo, que, ao ter seu processo de venda suspenso, “não coloque em risco os interesses intransponíveis” da empresa, já mostra que existe, sim, uma brecha, para a continuidade de alguns processos de privatização.

O Sindipetro-RJ, brevemente, anunciará novos atos pela suspensão do processo de privatização de empresas do sistema Petrobrás, exigindo o fim do privatismo na empresa.