As condições de trabalho e jornadas de turnos diante de uma realidade que afeta a vida dos trabalhadores da Petrobrás que sofrem com a política de redução de efetivos mínimos. Esse foi o tema do colóquio ‘Seminário Condições de Trabalho em Turnos – Petrobrás’ realizado na última quarta-feira (25), no Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE-Fundão). O evento foi apresentado pelas pesquisadoras Frida Marina Fischer (Associação Nacional de Medicina do Trabalho, professora titular da Universidade de São Paulo), e Lúcia Rotenberg (Pesquisadora em Saúde Pública, FIOCRUZ).
“Há muito tempo desenvolvo uma pesquisa sobre o trabalho em turnos e a saúde do trabalhador. Precisamos saber de que forma o trabalho em turnos afeta a saúde das pessoas, lembrando que nossa saúde não é só o corpo. É vida em família, sincronia com os filhos e com o cônjuge. Então esses foram os temas que tratamos aqui em nossa apresentação” – falou a bióloga e doutora em Psicologia, Lúcia Rotenberg, no evento que foi direcionado aos trabalhadores e trabalhadoras do CENPES e do TABG.
Na parte da manhã, a pesquisadora Frida Marina Fischer conheceu as instalações do CENPES, antes do início do seminário.
“Visitamos alguns lugares onde as inspeções são feitas ao longo do turno, constatando que em determinados lugares existem ruídos elevados, em excesso e outros sem ruídos. Perguntei aos trabalhadores presentes sobre o tempo de exposição a essa situação e alguns me informaram que esse tempo aumentou por conta da redução de efetivo. É necessário que haja um mapeamento objetivo sobre essa exposição nos turno da manhã, tarde e noite para termos uma ideia real do que está acontecendo de fato antes de se delimitar uma escala de 8 ou 12 horas. Fui informada de que não é feita mais a audiometria (exame de audição) nos trabalhadores. Se há exposição excessiva a ruídos é necessário fazer esse controle” – disse a bióloga Frida Marina, professora titular do Departamento de Saúde Pública da USP que fez uma rápida avaliação sobre as condições de trabalho em turno no CENPES.