Pela desconstrução das normas associadas à masculinidade e por justiça econômica!
O papel dos homens é fundamental no processo de promoção da equidade de gênero. Na desconstrução da masculinidade tóxica, o ato das mulheres deve ser o de trazê-los para a conversa e torná-los agentes da mudança.
O homem cis, branco e hétero está no topo da pirâmide de privilégios de uma sociedade patriarcal, ocupando a maioria dos postos de trabalho, em conselhos administrativos de grandes empresas, em poder público e judiciário.
São homens levados a não expressar sentimentos nem a se mostrarem vulneráveis, resultando em reações extremas, violentas.
É preciso desconstruir toda a pregação machista que é feita para esses homens!
No aprofundamento de diálogo, os homens devem ser encorajados a se manifestar sem medo de julgamentos para que haja a quebra de estereótipos da masculinidade tóxica.
Existe lugar para os homens na promoção da equidade de gênero numa sociedade que privilegie direitos iguais para todos e todas. Eles podem:
– assumir essa causa e conversar sobre o assunto com outros homens;
– posicionar-se frente ao preconceito;
– em cargo de chefia, avaliar mulheres por seus resultados de maneira justa e não focando em gênero;
– em grupos de mulheres e homens, dar o crédito de resultados bem-sucedidos às mulheres. Elas geralmente são mais culpadas por fracassos;
– garantir e buscar oportunidades para reconhecer as contribuições das mulheres;
– incentivar a aceitar oportunidades;
– em reuniões, se uma colega for interrompida, interromper logo na sequência e dizer que gostaria de ouvi-la terminar;
– estar sempre alerta para que todas as pessoas dentro da empresa, independentemente do gênero, tenham as mesmas oportunidades de crescimento;
– não presumir que mães não estarão dispostas ou disponíveis para assumir tarefas desafiadoras ou viagens;
– falar sobre paternidade e maternidade no ambiente de trabalho;
– em cargo senior ou como profissional de gestão de talentos, apoiar homens que estão engajados nas questões acima.
Conversa e coluna Petroleira
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sindipetro-RJ está organizando Conversa, às 12h, no EDISEN, e a coluna petroleira para a passeata vai sair da Candelária, às 16h, rumo à Cinelândia. Na concentração, a partir do início da tarde, visite a barraca do Sindicato. Na passeata, siga a coluna! Venha participar!