TBG e refinarias são retiradas da privatização, mas a luta continua!

O fim dessas privatizações é uma vitória dos petroleiros, mas trata-se de um negócio onde a Petrobrás assumiu Termos de Compromissos INACEITÁVEIS no Cade, como afastar-se da Diretoria Comercial da TBG e prestar serviços que irão beneficiar amplamente os privatistas no setor do refino. E vale destacarmos que a Petrobrás Biocombustível (PBIO) ainda segue no rol das privatizações

No dia 22/05, a Petrobrás noticiou que o tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aceitou renegociar os Termos de Compromisso de Cessação (TCC), feitos em 2019 no governo Bolsonaro, que obrigava a estatal a vender oito refinarias e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), visando a destruição do Sistema Petrobrás e o crescimento do setor privado.

É importante frisar que o Sindipetro-RJ, desde o início da colocação da TBG à venda, rebateu as argumentações da hierarquia da Petrobrás e da própria TBG, acenando de que havia brecha, mesmo com as restrições impostas pelo TCC e Lei do Gás, para que a Petrobrás mantivesse o controle acionário da subsidiária que é responsável pela parte do Gasoduto Bolívia-Brasil que fica no território brasileiro.

Perda de poder na TBG

Mesmo sendo acionista majoritária da TBG, a Petrobrás se comprometeu a se manter submissa na escolha dos conselheiros administrativos sob pena de multa e está proibida de ceder funcionário próprio do Sistema para compor a Diretoria Comercial.

Reestatizar refinarias vendidas

Uma das lutas agora é a da reestatização das três refinarias que foram privatizadas: RLAM, REMAM e SIX. As outras cinco (RNEST, REPAR, REGAP, REFAP e Lubnor não foram vendidas por Bolsonaro, porque não houve, na época, sucesso em negociações.

A venda das cinco refinarias foi suspensa em 2023 no aguardo de novas diretrizes do governo federal para a política energética no Brasil.

É notável que as privatizações das refinarias trouxeram desequilíbrio entre os preços dos derivados em regiões que passaram a sofrer com a alta dos preços.

Benefícios aos privatistas do refino

Ao divulgar a notícia do fim das privatizações da TBG e das refinarias, o conselheiro do Cade, Gustavo Augusto, afirmou que “temos atores entrando, e temos vários atores interessados em entrar… Mas, ninguém entra em refino se não tem óleo para comprar…”.

Então, a decisão do Cade foi baseada especificamente na apresentação de termos pela Petrobrás, específicos para o refino:

– divulgação de relatórios sobre estratégia comercial para a oferta de derivados;

– abandono do Preço de Paridade de Importação (PPI);

– diretrizes gerais comerciais para entregas de petróleo por via marítima; e

– oferta de “contratos frame” (de compra e venda mensal à longo prazo -normalmente de 12 meses – de uma quantidade mínima de com entrega garantida) a qualquer refinaria em território brasileiro.

Portanto, a saída da TBG e das refinarias é, sem dúvida, uma vitória, mas num cenário que requer observação atenta e mobilização permanente contra o avanço da iniciativa privada que cerca cada vez mais a Petrobrás e outras estatais com o objetivo de concretizar todas as privatizações.

Em defesa da PBIO

O Sindicato se mantém na luta pra que a Petrobrás Biocombustíveis seja retirada desse rol de privatizações e que ela e seus empregados sejam incorporados na Petrobrás controladora. Defendemos que a PBIO já deveria ter sido retirada do rol e, no mínimo, que o teaser da sua colocação à venda seja anulado.

Na luta, contra as privatizações e pelas reestatizações!