GASLUB: trabalhadores de turno reivindicam melhorias no transporte

Serviço de transporte impõe longos percursos, carros desconfortáveis e paradas em locais escuros

Em reunião no dia 04/06, o Sindipetro-RJ participou de reunião com representantes dos trabalhadores e da gerência local sobre o transporte do pessoal de turno no GASLUB.

O Compartilhado responsável pelo contrato, que atende Macaé e Itaboraí, está em Macaé e inclusive não participou da reunião, dificultando ainda mais a resolução dos problemas. Os trabalhadores não têm acesso ao Memorial Descritivo (MD) do contrato, dificultando saber se as cláusulas em relação a conforto e disponibilidade de veículos estão sendo cumpridas.

Longos percursos

Seja indo para casa para o descanso depois de 12 horas de trabalho, seja indo de casa para enfrentar o expediente, os petroleiros de turno no GASLUB estão sendo obrigados a ficar longas e injustificáveis horas dentro do veículo que percorre diversos lugares.

A demanda no GASLUB é de 29 veículos, mas apenas 23 estão disponibilizados. Então, são combinadas várias Requisições de Transporte (RTs).

Desconforto

Além do tempo de viagem, sendo obrigados a “passear” por vários locais, os trabalhadores também reclamam que as vans que fazem as linhas tronco são muito desconfortáveis e sugerem a troca por micro-ônibus. E também que alguns carros utilizados são muito apertados para fazer o transporte por longas distâncias.

Zonas escuras

No trajeto noturno, as vans que fazem as linhas tronco param em locais distantes e o trabalhador é obrigado a se arriscar por locais escuros até chegar em casa.

A Petrobrás se comprometeu a apresentar respostas sobre as questões que foram apresentadas na próxima reunião e o Sindipetro-RJ solicitou a presença da gerência do Compartilhado responsável pelo contrato da CS Brasil.