Sindipetro-RJ marca presença em panorama Saúde Petrobrás no CEPE Rio

No dia 06/06, aconteceu, no Clube dos Empregados da Petrobrás-Rio, que fica na Barra da Tijuca, evento da Saúde Petrobrás com o objetivo de esclarecer demandas sobre os serviços do plano de saúde que atende aos empregados do Sistema Petrobrás. Os aposentados da Direção do Sindipetro-RJ compareceram à atividade para reivindicar a volta da antiga AMS e dos direitos à saúde.

Para o Sindipetro-RJ, a APS significa um movimento de privatização da AMS. Os sindicalistas destacaram também que, nos últimos anos, houve muitas mudanças no atendimento aos trabalhadores aposentados, principalmente com relação ao PASA (Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado).

A empresa explicou detalhes do novo modelo de operação do PASA, que foi retomado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025. O PASA passou a incluir estratégias de atenção primária à saúde em alinhamento às recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A avaliação médica anual será realizada com um médico de família, que fará a coordenação de toda a jornada de saúde de quem participar do Programa, indicando os exames preventivos necessários e montando, na consulta de retorno, um plano individual de cuidados. Portanto, os aposentados poderão realizar, uma vez ao ano, com isenção de coparticipação, uma consulta e retorno com um médico de família e pacote de exames preventivos – sempre no mês do aniversário. O beneficiário terá até 90 dias corridos após a consulta com o médico de família para realizar os exames por meio do PASA.

O que foi vendido como facilidade e inovação pela empresa na verdade é um grande desafio para os usuários, pois o acesso via consulta on-line dificulta a inclusão, pois trata-se de um público formado por pessoas que muitas vezes não possuem conhecimento digital suficiente para a realização de consultas desse tipo. Os diretores aposentados do Sindipetro-RJ exigiram que o PASA seja melhor divulgado para que todos possam usufruir de forma mais ampla.

Outras cobranças feitas foram o fim dos descontos abusivos e o aumento da quantidade de postos de atendimento presencial.

Leia mais e veja o vídeo: https://www.instagram.com/p/C8Cb0vbJmy6/