Primeira reunião da Comissão Quadripartite ocorre em Brasília

Tarefa inicial será elaborar quadro de barreiras que a Comissão irá enfrentar para construir solução de modo a ser aprovada pelo TCU

Na quarta (17), os participantes da Comissão Quadripartite para a Resolução dos Equacionamentos na Petros estiveram reunidos em Brasília dando início aos trabalhos para acabar com os planos de equacionamento de déficits (PEDs) do Fundo Petros que achatam cada vez mais os contracheques dos petroleiros, principalmente dos aposentados numa situação que tornou-se insustentável.

Nesta primeira reunião, se estabeleceu o formato de funcionamento da Comissão com reuniões semanais todas as quintas, às 15h.

A Previc e a Sest receberam informações iniciais das outras partes sobre o que se trabalhou nas reuniões do GT Petros entre meados de 2023 e maio deste ano.

A primeira tarefa será levantar um “quadro de barreiras e desafios que a Comissão vai enfrentar para encaminhar uma solução que atenda aos trabalhadores, aposentados e pensionistas de modo a ser aprovada nas instâncias de governo e de controle como o Tribunal de Contas da União”. Conheça a nota completa divulgada pela Comissão: https://sindipetro.org.br/nota-1-comissao-quadripartite/

Veja o vídeo-informativo com o diretor do Sindipetro-RJ e conselheiro deliberativo eleito Petros, Vinícius Camargo, e compartilhe:

Luta deve ser permanente

A Comissão é formada por representantes das entidades que compõem o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, a Petrobrás, a Petros e dois órgãos do governo federal – a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) do Ministério da Previdência Social e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O Fórum é composto pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), Federação das Associações de Participantes de Fundos de Pensão, Anistiados, Empregados e Ex-Empregados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe) e Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep).

Que a Petrobrás pague sua dívida

A criação da Comissão Quadripartite resultou da mobilização que ocorreu há um mês reunindo aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa em ato unificado no dia 20/06, seguido de acampamento-vigília que durante duas semanas ocupou a entrada do Edifício sede da estatal. Também será a mobilização que assegurará o aprimoramento de toda e qualquer proposta do Governo e da Petrobrás que por ventura seja construída e formalizada a partir dos trabalhos da Comissão.

Pelo fim dos PEDs assassinos, já!