Reuniões quinzenais entre Sindipetro-RJ e gestores do CENPES

O Sindipetro-RJ tem realizado reuniões quinzenais com representantes do CENPES como uma forma de dar encaminhamento e buscar soluções aos temas demandados pelos trabalhadores próprios e terceirizados. Essas reuniões têm se mostrado um importante espaço de diálogo, onde alguns pleitos são efetivamente encaminhados. Isso acontece por estarmos longe do ideal, principalmente pela demanda reprimida por seis anos de desgoverno, esvaziamento da unidade, gestores assediadores, entre outras situações.

Muito temos a recuperar e conquistar e os gestores da empresa devem refletir e repensar muitas ações e decisões passadas, que culminaram em uma unidade esvaziada, com poucas referências técnicas e com uma burocracia crescente.

Itens pautados nas reuniões

Código 2040, Saldo AF e convocação para retorno de férias: os temas estão sendo tratados pela Comissão de Regime e Frequência do sistema Petrobrás, mas o Sindicato cobra da gestão da unidade ações para o retorno do uso do código 2040.

Transporte para empregados terceirizados nos ônibus no mesmo pool que atende o CENPES: essa demanda foi apresentada na mesa de reunião, desde o primeiro momento, onde a unidade (ou representantes da unidade) conseguiu a redução do valor utilizado para R$370,00, por funcionário, na utilização para transporte. Esse valor representa o valor médio do Riocard fornecido para o funcionário terceirizado. Desta forma, o empregado da empresa terceirizada poderá optar em receber o Riocard ou utilizar o ônibus do Pool. A data a ser implantada será anunciada em breve.

Redução do valor da alimentação nos restaurantes da unidade: refeição servida na cantina, prato feito, terá redução de 10% no valor.

Reposição de efetivo: a unidade se comprometeu em repor o efetivo até o final de 2024, mas ainda não foram passados ao sindicato os números e ou locais de reposição.

Fim da rotatividade de terceirizados: por conta dos contratos vigentes no centro de pesquisa, com salários cada vez mais reduzidos, a rotatividade dos terceirizados é muito alta. Empresas ainda estão sendo licitadas na data de hoje para contratarem na modalidade de contratos “Entregáveis”, onde o salário é inferior aos dos contratos de posto de trabalho, para a realização de uma mesma tarefa, quebrando o princípio da isonomia de funções.

Atualmente na unidade, os contratos de auxiliares de apoio pagam mais que os contratos de técnicos e químicos, ou seja, mais vale o técnico se tornar auxiliar de apoio do que exercer propriamente sua função para qual é habilitado. Mas essa discrepância também ocorre com os terceirizados de nível superior, em que o contrato de entregáveis ainda existe.

Treinamento de combate a incêndio para os terceirizados: o SMS já informou sobre o início dos treinamentos e alguns grupos já iniciaram as atividades, sendo que o Sindicato acompanha para que o treinamento seja o mais efetivo e a consiga abranger toda a mão de obra terceirizada.

Acréscimo de caixas eletrônicos: solicitação da instalação de um caixa eletrônico do Banco do Brasil na unidade.

Entulho de obra: após constatação de acúmulo e segregação inadequada de entulho de obra, misturado com outros tipos de descarte nas caçambas, o Sindicato pleiteou e os responsáveis locais deram tratamento, com a situação aparentemente resolvida.

Posto do RH na unidade: o Sindicato solicita que seja disponibilizado um posto presencial do RH, em determinados dias da semana na unidade.

Bureau Veritas: esta empresa terceirizada está praticando contratos de 44 horas semanais com seus empregados, para atuação no horário administrativo. O Sindicato denunciou a situação, e a Petrobrás enviou ofício, mas ainda não obteve resposta oficial da referida empresa.

Perfil profissiográfico previdenciário (PPP) dos inspetores de segurança da ISC: aguardando desdobramentos.

Calote da Aliminas em rescisões contratuais: Sindicato cobrou e aguarda retorno da Petrobrás sobre a situação.

Nomenclatura mais adequada para os Operadores de instalações industriais (OP10): Sindicato irá consultar uma nomenclatura que atenda e substitua a vigente.