PCCS: Petrobrás apresenta dados sobre os atuais planos de cargos vigentes

Na tarde desta quinta-feira (29/08), o Sindipetro-RJ e a FNP participaram de uma reunião com as representações dos RHs do sistema Petrobrás para discutir o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)

O RH da Petrobrás detalhou dados sobre o perfil e do quantitativo de funcionários do sistema enquadrados nos atuais planos vigentes, bem como a distribuição de avanços de nível e promoção por categorias e por ano, tanto no PCR quanto no PCAC. A representação da empresa apresentou recortes relativos a gênero e raça, mostrando a respectiva distribuição nos atuais planos.

A Petrobrás informou que realizará uma pesquisa corporativa sobre aumento por mérito, mudança de ênfase, plano de cargos, e nas próximas semanas. É muito importante que a categoria participe para demonstrar com consciência a nossa insatisfação.

Segundo a representação, a pesquisa pode ser reproduzida nas subsidiárias, o que ainda não está definido oficialmente.

FNP vai realizar seminário interno para elaboração de proposta de PCCS

O Sindipetro-RJ realizou uma pesquisa, assim como outros sindicatos da FNP que promoveram reuniões setoriais, buscando construir com a categoria um processo coletivo e democrático. Em paralelo, a FNP vai realizar uma pesquisa nacional que vai culminar com as propostas que serão discutidas no seminário que vai acontecer nos dias 23 e 24/09.

O fato é que o RH não avançou em nenhuma proposta concreta, informando que ainda está no estágio de apresentação de dados, o que acontecerá novamente nos próximos encontros sobre o novo PCCS, que ocorrerão também com a representação das subsidiárias. Além disso, a representação da empresa disse que serão debatidas a principais premissas apresentadas pela FNP, assim como a leitura das pesquisas que o Sindipetro-RJ e a FNP vão realizar nas próximas semanas.
A Federação e seus sindicatos também pretendem apresentar uma leitura para a categoria, a partir das informações prestadas pela Petrobrás.

Fora Voepass!

O preâmbulo do encontro foi marcado por uma solicitação da FNP, através do Sindipetro PA-AM-MA-AP, que exige a rescisão do contrato de prestação de serviços de transporte aéreo no Polo de Urucu, no estado do Amazonas, com a empresa Voepass. A companhia aérea opera em Urucu também com um modelo ATR, do mesmo fabricante que causou a morte de 62 pessoas em Vinhedo-SP, após perder altitude de forma brusca.
A FNP denuncia o descaso que está sendo dado para a situação dos trabalhadores transportados, informando inúmeros casos de problemas e panes na aeronave que é disponibilizada para a Província de Urucu.