Sindipetro-RJ em solidariedade classista a sindicalistas presos na Espanha

O Sindicato encaminhou duas cartas à representação diplomática da Espanha no Rio de Janeiro em que protesta contra perseguição política desferida a seis sindicalistas na cidade de Gijón

O processo judicial contra os sindicalistas, apresenta aspectos orwellianos e kafkianos, foi a principal ferramenta dessa perseguição. O próprio processo e, obviamente, o encarceramento são um grave ataque aos sindicalistas atingidos diretamente e ao conjunto do movimento sindical, assim como, de modo mais amplo, ao povo trabalhador espanhol.

Horas extras e feriados não pagos

A história do conflito entre a Confederação Nacional do Trabalho (CNT Gijón) e La Suiza, uma famosa confeitaria começou em 2017, quando uma pessoa, então funcionária dessa confeitaria, procurou o sindicato para apresentar seu caso: a empresa lhe devia horas extras e feriados. Por sua vez, o sindicato tentou negociar com o empregador, mas diante de sua teimosia empresarial começou campanha de denúncia e, em junho de 2021, o polêmico juiz Lino Rubio Mayo condenou os seis trabalhadores, cinco mulheres e um homem, a três anos e meio de prisão, ordenando ainda que pagassem uma indenização de mais de 150.000 euros.

Tempos estranhos

Isso aconteceu porque esses trabalhadores realizaram na rua manifestações com distribuição de panfletos e por proferirem slogans em um megafone, atos comuns em uma atividade sindical. Mas como vivemos sob tempos “estranhos”, com a extrema-direita entranhada em instituições, a nível global, na defesa total do capital, o Tribunal Penal de Gijón, argumentou que a confeitaria acabou fechando por causa da influência dos protestos, algo que primeiro o Tribunal Provincial e agora a Suprema Corte endossam de forma absurda.

Sindipetro-RJ pede liberação dos sindicalistas

Desta forma, o Sindipetro-RJ encaminhou cartas para o Consulado da Espanha  e o  Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, pedindo   que a situação dos sindicalistas seja revertida. Isso passa pela imediata libertação deles, pela anulação do processo e por um pedido de desculpas do Estado espanhol aos trabalhadores.

Imagem em destaque librepensamiento.org