Transpetro em vias de terceirizar tratamento de água de formação no TEBIG

Como já acontece no Terminal de São Sebastião-SP, a empresa prepara a terceirização da atividade que faz o tratamento da água que vem junto com o petróleo, conhecida como água de formação, no terminal da Baía da ilha Grande

O Sindipetro-RJ denuncia que no TEBIG a estação de tratamento de efluente (ETE) da unidade, que faz o tratamento dessa água que chega dos navios, juntamente com o petróleo que vem das plataformas, e que depois de tratada de acordo com os paramentos e exigência dos órgãos ambientais, é descartada na própria Baía de Angra, está sendo aos poucos entregue para uma empresa terceirizada, no caso a Suall, uma empresa produz produtos químicos utilizados no tratamento dessa água.

Situação fere o conceito de atividade fim da Transpetro

O Sindicato entende que isso fere o conceito de atividade fim da empresa, pois essa água tratada advém do processo de extração do petróleo, não podendo ser terceirizada. São os operadores da Transpetro que fazem esse tratamento, aplicando sua expertise profissional adquirida no processo. A Transpetro tem determinado que seus trabalhadores que atuam nessa área de tratamento da água de formação, transferindo o conhecimento e dando apoio a produção de relatórios para a Suall, construindo claramente uma parceria que aliás já fornece insumos químicos para uso no tratamento da água.

Terceirização quando se promove concursos públicos, qual a lógica disso?

O fato não pode passar despercebido quando a Transpetro promove concursos públicos para reposição de trabalhadores. A confirmar esse processo de terceirização no TEBIG, será encarada pelo Sindipetro-RJ como uma grande contradição, pois será menos um posto de trabalho para os próprios da empresa.

Outro ponto que envolve essa situação é o risco que ocorre no tratamento da água de formação ser feito por uma empresa que não tem expertise no processo desenvolvido no sistema Petrobrás, ocasionado assim possíveis danos ambientais na Baía de Angra a partir do descarte da água fora da qualidade exigida pelos órgãos fiscalizadores.

O Sindipetro-RJ não aceitará essa terceirização!