TABG: motor de lancha Transpetro para de funcionar durante travessia

Trabalhadores foram resgatados no Pier Secundário depois que o motor da lancha da Transpetro ferveu, soltou fumaça e parou de funcionar. Uma vergonha!

Na terça (01), a Lancha Ilha D’Água, pertencente à própria Transpetro, que realiza o transporte de ida e volta dos trabalhadores da Ponte do Barão para os Terminais Ilha D’Água e Ilha Redonda apresentou defeito e precisou ancorar no Pier Secundário que fica no meio do caminho entre a Ponte e as duas ilhas.

Segundo denúncias, a lancha estava indo da Ilha Redonda para a Ponte do Barão quando o motor ferveu e houve fumaça. O motor perdeu potência e parou de funcionar. A lancha conseguiu atracar no Pier Secundário e os trabalhadores foram resgatados por outras lanchas!

Precariedade

Há menos de dois meses, a gerência nos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara (TABG) apresentou novo contrato de prestação de serviço para realizar Operação e Manutenção das embarcações, incluindo as da Transpetro, que fazem o transporte dos trabalhadores. Leia mais: https://sindipetro.org.br/tabg-novo-transporte-ilhas/

Com a troca da empresa prestadora de serviços, a promessa da Transpetro era dar um fim na série de problemas relacionados às lanchas, que foram denunciados pelo Sindicato com várias mobilizações dos trabalhadores.

Porém, a Transpetro está mantendo lanchas próprias antigas e precárias! Além da Lancha Ilha D’ Água, a Transpetro também possui a Lancha Ilha Rasa, que está em manutenção e a Lancha Ilha do Governador, que já foi retirada de serviço. Em visita ao TABG, no início deste ano, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, se comprometeu com a construção de dois catamarãs para substituir essas lanchas antigas. O Sindipetro-RJ cobra agilidade!

Não é mais possível que os trabalhadores dos Terminais tenham que se sujeitar a enfrentar lanchas precárias!