Petrobrás é a que paga menos no mundo das gigantes do petróleo e gás

Durante a Live Setorial – PLR e PCCS, realizada na quinta-feira (24/10), promovida pelo Sindipetro-RJ, o economista e pesquisador do ILAESE, Gustavo Machado apresentou um levantamento importante mostrando um comparativo de médias salariais de empresas de petróleo e gás do exterior

“Quando comparamos as médias salariais de empresas do setor com os da Petrobrás, verificamos que a companhia ocupa a 8ª posição quando comparada com empresas como a Equinor, BP, ENI, Repsol, Total, Petrochina e CNOOC.

A maior média é da Equinor com US$ 179.240, com a Petrobrás em apenas US$ 60 mil, estando abaixo das empresas chinesas. E nesse grupo a Petrobrás é a que tem o maior número de empregados terceirizados”, explicou.

Segundo Gustavo, para tornar possível a comparação a análise de dados foi feita a partir dos salários em dólar. Seguindo um padrão internacional, a massa salarial engloba salários e benefícios dos trabalhadores do setor de produção e operação, excluindo os benefícios intermediários como a PLR e a remuneração dos administradores da empresa.

O estudo integra uma parceria entre o Sindipetro-RJ e o ILAESE que produziu um diagnóstico que ajudou na proposição inicial do Sindicato para a formulação de uma proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCSS) para o sistema Petrobrás

Confira a apresentação