A hora é de intensificar as mobilizações!

Dia 5 é dia de luta!

Estão mantidos os protestos e paralisações nesta terça-feira, nas bases da FNP (veja nota abaixo).

Depois de convocada unitariamente para este 5/12 – e inclusive aprovada com amplo apoio nas assembleias petroleiras -, a Greve Geral foi simplesmente desmarcada por meia dúzia de dirigentes da CUT, Força Sindical e cia. Já a CSP-CONLUTAS e a Intersindical não participaram desta desarticulação e, como a CTB (que chegou a ter sua assinatura veiculada na nota de cancelamento), emitiram comunicados mantendo as mobilizações contra a Reforma da Previdência nesta terça.

A  indignação foi generalizada e dezenas de entidades tomaram as redes sociais reafirmando as mobilizações.

Primeiro, porque não existe nenhuma razão confessável para desmarcar a greve. Se o governo revelou insegurança, essa era a hora de jogá-lo nas cordas e não dar uma trégua para recuperar o fôlego e votar a Reforma da Previdência semana que vem. A política da CUT de “se botar pra votar, o Brasil vai parar” é um tremendo erro, para dizer o mínimo. É jogar no ‘timing’ que o adversário escolheu.

Segundo, várias categorias em campanha reivindicatória podem aproveitar suas pautas específicas e mobilizações em curso para se unirem à luta geral da classe trabalhadora para derrubar Temer e barrar suas reformas e privatizações.

No nosso caso, é fundamental intensificarmos as mobilizações para exigir da empresa a apresentação de sua nova proposta imediatamente. Sabemos que a Petrobrás insistirá no corte de direitos e por isso, também neste caso, não devemos jogar no ‘timing’ do adversário. Temos que utilizar nossa artilharia pesada já, não deixar para depois que a Petrobrás efetivamente corte direitos, como quer a FUP.

Rio de Janeiro

Nesta segunda (4), algumas bases, como Cenpes e Ventura, realizam assembleias locais na hora do almoço para organizar a participação no dia 5. Já a Comissão de Base do Senado distribui seu boletim na unidade.

À noite, estão todos convidados para a reunião de Diretoria do Sindipetro RJ, às 17h30m. Simultaneamente acontece plenária dos movimentos sociais no SEPE-RJ, visando à organização das atividades no dia 5.

Na terça (5), o Dia Nacional de Luta começa com concentrações na porta das unidades que, analisando o quadro nacional e a discussão prévia em cada base, determinarão a sequência da mobilização.

No final da tarde de terça, estaremos juntos às demais categorias e movimentos sociais na passeata contra a Reforma da Previdência, que sai da Candelária às 17h.

Nota da FNP contra o cancelamento da Greve Nacional de 5 de dezembro

Recebemos com preocupação o cancelamento da Greve Nacional assinada pela direção de seis centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CTB, UGT, NTSC e CSB).

Isso porque o conjunto da classe trabalhadora já se preparava para mais um enfrentamento contra o projeto de reforma da previdência do governo Temer.

Com a dificuldade do governo de angariar votos, a ida às ruas teria um efeito progressivo na luta contra as reformas do governo e na conscientização da classe trabalhadora.

Consideramos esse cancelamento um tremendo equívoco das direções das principais centrais sindicais do país!

A categoria petroleira encontra-se em luta em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho, que vem sendo atacado pela direção da Petrobras.

Nossa luta também está articulada contra o plano de desmonte da Petrobras de Pedro Parente e sua diretoria.

A direção da Federação Nacional dos Petroleiros indica a manutenção da data, como dia nacional de mobilizações, para pressionar a Petrobrás a apresentar uma proposta de acordo que não retire direitos, antes do período de 11 a 15 de dezembro.

A hora é de intensificar as mobilizações!

Nova proposta sem nenhum direito a menos já

Contra o plano de equacionamento do Plano Petros

Contra o rebaixamento de salários dos terceirizados

Contra o desmonte do sistema Petrobrás