Federações Petroleiras (FNP e FUP) realizam seus Seminários de Greve nos próximos dias e fortalecem os Dias de Luta – Contra a Reforma da Previdência (06) e em Defesa da Educação (13).
As federações também organizam a luta na defesa dos direitos do ACT e traçam estratégias para evitar o desmonte total do sistema Petrobrás.
A FNP e seus Sindipetros realizam seminário de greve dias 1 e 2 de agosto e convocam todos os petroleiros e petroleiras para participarem dos dias de luta contra a reforma da Previdência (6) e em defesa da Educação (13) Os petroleiros enfrentam uma campanha de privatização com ameaças de demissão, retirada de direitos, ataque à organização dos trabalhadores e redução salarial.
Na reunião com a direção da Petrobrás na sexta-feira, 26, a FNP e a FUP tornaram a cobrar a manutenção dos direitos da categoria, enquanto a empresa tentou convencer que uma proposta de reajuste de 1% representava um avanço relativo, pois equivale a 25% da inflação (IPCA) apurada no período. Isso é uma piada de péssimo gosto.
Para piorar, a empresa ainda cobrou das federações “mais boa vontade” para negociar enquanto reafirmava que poderão ocorrer demissões a partir das avaliações de desempenho (GD).
Agenda de organização da luta em defesa de direitos e da Petrobrás:
01 e 02/08 – Seminário de qualificação de greve da FNP, oposições e advogados, no RJ.
03/08 – Reunião executiva da FNP.
05/08 – Palestra sobre Petros em Aracaju.
6/8 – Atos contra a reforma da Previdência – início do 2º turno de votação da Reforma da Previdência.
05h – Ato no Aeroporto Santos Dumont e às 17h – Ato de rua: concentração na Cinelândia.
07/08 – Palestra sobre Petros em Maceió;
08/08 – Ato contra a alienação da BGL-1 – das 11h às 14h, na entrada do Edise.
9 e 10 – Seminários Regionais de Qualificação de Greve;
13/8 – Atos em defesa da Educação (Contra o Future-se);
16/8 – Ato Nacional dos Petroleiros contra a Venda das Refinarias e em Defesa da Vida.
Neste dia ocorrerá a entrega das propostas de compra das refinarias /Ainda, nesta data, em 1984, ocorreu um acidente na BC, Plataforma de Anchova, com 36 mortos;
Versão do impresso Boletim CXXXI