A todos petroleiros e petroleiras do país – Carta dos trabalhadores do Rio de Janeiro em greve

Estamos profundamente agradecidos e inspirados pela disposição de luta de nossa categoria, de norte a sul, leste a oeste do país. Vimos milhares de trabalhadores desafiarem a intransigência de Magda e da diretoria da empresa, o assédio de gestores, o abuso do poder econômico com o acordo de PLR servindo como chantagem, enfrentamos o terrorismo com o termo de adesão individual.  Além disso agradecemos especialmente os e as ativistas que defenderam a rejeição da proposta mesmo quando isso era o oposto que o defendido por sua direção sindical.

Saudamos nossas companheiras e companheiros de Minas Gerais e da Bahia que, tal como nós do Rio de Janeiro e Santos, rejeitaram o acordo.

Nós do administrativo daqui do Rio de Janeiro, junto com os trabalhadores do administrativo de Santos fizemos uma greve de 48hs e segunda-feira entramos novamente em greve. Apelamos a sua solidariedade. A luta não terminou. Mesmo onde seu sindicato assinou: a luta não terminou, porque aqui, em Santos, na Bahia, em Minas, o cenário está em aberto. Sigamos na luta! 

Chamamos cada sindicato do país, e especialmente todos petroleiros, petroleiras e petroleires do país a organizarem protestos, atrasos, o que puderem fazer, nesta segunda-feira. Também chamamos a organizar novas paralisações e manifestações em uma data futura que podemos decidir juntos em uma plenária nacional (virtual) de ativistas. Teremos assembleias de greve aqui e em Santos nesta segunda, façamos ecoar de norte a sul do país um grito de protesto, um grito de união em luta de toda nossa categoria. 

Cobre seu sindicato, procure outros ativistas em sua unidade. Se organizem, criem comissões de base. Não nos calemos. Ainda podemos avançar em nossa luta do teletrabalho e essa luta é só parte das muitas que precisamos travar, do ACT, do Planos de Cargos e Salários, à recuperação de cada unidade privatizada, entre outras. 

O histórico grito de guerra de nossa categoria sempre foi “Mexeu com Um, Mexeu com Todos”. É hora de fazê-lo ecoar novamente.

Últimas Notícias