ABI lotada na Plenária Nacional ‘Uma saída para o PPSP-1 da Petros’

Atualizado às 14h22 – 8 de agosto

Nesta terça (7), com a presença de mais de 500 pessoas, foi realizada no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI),  a Plenária Nacional ‘Uma saída para o PPSP-1 da Petros’.

FNP, sindicatos e entidades realizam uma plenária para discutir uma solução para o equacionamento e a cisão do PPSP.
Diante da confirmação da direção da Petrobrás sobre a criação de um novo plano de contribuição definida (CD) da Petros, fundo de pensão dos funcionários da estatal, em substituição ao PPSP-1.

A Plenária iniciou com as falas dos representantes de cada uma das entidades presentes: Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet); Associação Mantenedores Beneficiários Petros (Ambep); Federação Nacional dos Petroleiros (FNP); Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe); Grupo em Defesa dos Participantes da Petros (Gdpape).

Em seguida, Ronaldo Tedesco, do Conselho Deliberativo e Fiscal da Petros, fez uma apresentação sobre o atual cenário da Petros e apontou possíveis saídas para o Plano. Em breve, disponibilizaremos a apresentação na íntegra. Todo o debate foi transmitido ao vivo, via o Facebook e pode ser assistido, novamente, por aqui.

Sob o tema “Uma saída para o PPSP-1 da Petros”, o evento perdurou por 4 horas. Os advogados presentes também participaram da mesa de debate, seguidas das falas dos participantes da Plenária.

Agora, todas as perguntas serão sistematizadas e, em breve, divulgadas com as devidas repostas aqui no site da FNP e das entidades, além das sugestões sobre possíveis saídas para o PPSP-1 da Petros.

Também estavam presentes representantes dos sindipetros: Litoral Paulista; São José dos Campos; Rio de Janeiro; Pará/Amazônia/Maranhão/Amapá. Além deles, integrantes de algumas oposições também marcaram presença.

Todas as fotos do evento podem ser acessadas aqui

Um estudo apresentado pela companhia prevê oferecer aos participantes do PPSP uma migração voluntária para um novo plano na modalidade de contribuição definida, informou a direção da Petrobrás em comunicado a seus trabalhadores. Segundo eles, não há prazo para essa decisão e os estudos são preliminares. Entidades sindicais apresentarão suas propostas em reuniões nas próximas semanas.

Fonte: FNP