Acidente na Cafor do GASLUB leva a desprendimento e deslocamento de linhas e expõe trabalhadores

A base da pirâmide de Bird cresce a cada dia e é preciso haver uma atuação conjunta entre a gestão do site e a corporativa para garantia de segurança dos trabalhadores

Durante operação da caldeira a vapor, no dia 11/04, por volta das 13h, ocorreu acidente com danos materiais e com potencial de risco à integridade física dos trabalhadores locais devido a desprendimento de estrutura civil do pipe rack (altura de 7m), material de isolamento de linhas. Houve possibilidade de rompimento de linhas e acessórios que poderiam causar queimaduras com vapor e outras lesões.

A ForShip, empresa terceirizada responsável pela operação, mantém um número reduzido de operadores na área. Na hora do acidente, havia apenas um operador de área para manobras na Cafor inteira.

A Comissão de Investigação do acidente irá contar com a participação do diretor do sindicato, Mateus Ribeiro.
O Sindicato tem recebido relatos de trabalhadores que se preocupam sobre dimensionamento e qualificação da equipe na Utilidades do GASLUB, ressaltando a preocupação com a terceirização das atividades de operação que geram rotatividade constante e dificultam o necessário acúmulo de aprendizado para o exercício das funções.

O troca-troca de equipes por parte das terceirizadas impede o acúmulo do aprendizado através de treinamentos que são oferecidos pela Petrobrás por meio de fabricantes. Assim como a expertise gerada durante a operação.

Essa não é a primeira ocorrência que envolve uma empresa contratada para operação na planta, ainda que a situação, no momento, seja por demanda e não de atividade contínua. Basta de descaso com a vida!

A base da pirâmide de Bird (representação gráfica da proporcionalidade que existe entre incidentes – eventos que não geram perdas – e acidentes com danos à saúde do trabalhador) cresce a cada dia e é preciso haver uma atuação conjunta entre a gestão do site e a corporativa para garantia de segurança dos trabalhadores.

É importante ressaltar ainda que os Sindicatos têm denunciado que se acumulam no Sistema Petrobrás inconsistências na política de SMS que elevam o risco de acidentes e o risco operacional. A necessidade do saneamento das más práticas da gestão Bolsonaro se torna cada vez mais urgente!