No dia 04/10, foi realizada reunião, conforme acertado no Acordo Coletivo de Trabalho vigente (2023-2025). Na pauta os temas debatidos foram:
Teletrabalho
A FNP exigiu o Aditivo do Regramento no ACT, ampliando essa modalidade, o teletrabalho integral para maiores de 60 anos e para quem tem filhos de até três anos de idade. O RH respondeu que não existe perspectiva dessa extensão.
Novos Transpetro
Os representantes sindicais apresentaram as graves reclamações feitas pelos recém-admitidos na Transpetro sobre a baixa qualidade dos treinamentos EAD e a falta de tempo dos tutores nas áreas devido ao baixo efetivo. O RH colocou à disposição uma reunião da FNP com os responsáveis pela Academia Transpetro.
Retorno de férias
A FNP apresentou denúncias de que na Inteligência e Segurança da Petrobrás (ISC) e em outras gerências os trabalhadores estão tendo que tirar os seus dias de “débito” de retorno de férias, em datas diversas das que foram originalmente convocados. O RH afirmou que a situação não deveria estar acontecendo e se comprometeu a apresentar respostas na próxima reunião.
2040
A garfada continua! Nos últimos dias, estivemos reunidos com os GGs do RH, Compartilhado, CENPES etc em mais de uma reunião e cobramos o acertado em reunião com a recém-destituída GE do CENPES (e já pautamos a cobrança para a nova gestão) sobre a proibição do lançamento do código 2040.
O Sindicato aguarda uma sinalização positiva esta semana, mas colegas já apontam que os gerentes – diferente do acordado com vários gestores operacionais e do RH – continuam negando diariamente o excedido trabalhado. Este será um dos pontos pelos quais os trabalhadores certamente se mobilizarão nas assembleias previstas para este mês!
Reabertura do programa PAI
Os Sindicatos cobraram a representação da empresa a reabertura, mas a empresa disse que não tem previsão para abertura de novo Programa Aposentadoria Incentivada (PAI), tendo em vista a necessidade de reposição dos quadros atuais, e necessidade de efetivo para os novos empreendimentos. A companhia considera que um novo PAI irá de encontro de seus objetivos neste momento. Diante disso, o Sindipetro-RJ/FNP vai seguir insistindo na reabertura.