2a reunião FNP x RH – 21/09
21/09 – 12:30 – Durante a reunião, os ânimos se alteram e RH tenta intimidar representantes sindicais. Assim termina a reunião. Amanhã, FNP participará de nova rodada de negociação.
21/09 – 12:20 – Numa guerra de nervos exaustiva, FNP tenta barrar retirada de direitos dos trabalhadores. “Temos uma pauta nossa e uma pauta de vocês. Vocês trouxeram um feedback sobre a nossa pauta, mas, em quais pontos podemos avançar?
Outro ponto bastante questionado pela FNP, na mesa de negociação de ACT, foi a venda de ativos da Petrobrás.
RH afirma que a proposta da empresa é em cima de tributação e cita alguns pontos da proposta apresentada, como: reajuste salarial de 1,73%; corte pela metade a remuneração de horas extras, que atualmente é um adicional de 100%; fim do Adicional do Estado do Amazonas; 0% de reajuste para os Benefícios Educacionais; migração obrigatória para o Vale Refeição/Vale Alimentação; reajuste de 34% para a tabela de Grande Risco da AMS; fim da Gratificação de Campo Terrestre; além de outros. A empresa também reconhece a necessidade de ser criado um Grupo de Trabalho (GT) para discutir Petros.
21/09 – 12:00 – RH reafirma quase todas as propostas mas reunião segue amanhã para afunilar itens abordados.
21/09 – 10:30 – RH começa agora a analisar os itens constantes da PAUTA DE LUTAS enviada pela FNP à companhia.
Executivos do RH comentam alguns pontos da Pauta de Luta 2017 da FNP, aprovada durante o XI Congresso Nacional. RH afirma também afirma ter estendido as negociações até novembro para poder trabalhar o ACT com a Federação. Eles também propuseram realizar os próximos encontros da Comissão de Anistia nos dias 5 de outubro e 9 de novembro.
Mais uma vez, petroleiros questionam a presença do senhor Pedro Almeida, ex-executivo da AmBev, na mesa de negociação. Indicado po Pedro Parente ao cargo, petroleiros acreditam que Almeida veio para a empresa para ajudar Parente a executar seu plano diabólico de desmonte da Petrobrás.
Representantes da categoria petroleira criticam a insistência da empresa em tentar aprovar uma proposta que extingue conquistas históricas da categoria e demonstra o interesse da direção em inserir retrocessos da reforma trabalhista no ACT.
21/09 – 10:15 – Petrobrás apresenta planilha de gastos de AMS, PIDV, Horas Extras, Efetivo etc. Sindicatos pediram o envio dos docs.
21/09 – 10:00 – Preâmbulo – Sindicatos apresentam questões prementes nas bases
Petroleiros do RJ demitidos em plena campanha salarial, sem motivo, falam sobre o ocorrido durante a reunião de ACT.
Lourival Júnior, diretor do Sindipetro- PA/AM/MA/AP e da FNP, durante o preâmbulo, critica recurso concedido a João Elek que, nesta segunda (18), conseguiu revogar advertência aplicada a ele, que era diretor de Governança & Conformidade da Petrobrás, em agosto, em função da contratação sem licitação da Deloitte, empresa na qual sua filha participava de um processo de seleção, tendo sido contratada posteriormente.
21/09 – 9:25
Começando agora a 2a reunião com a Petrobrás relativa ao ACT 2017.
Acompanhe a negociação de hoje em tempo real em
http://www.fnpetroleiros.org.br/noticias/4396/act-2017—negociacao-em-tempo-real
Negociação de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) começa com executivo de RH informando que o encontro objetiva responder os questionamentos feitos pela Federação Nacional do Petroleiros (FNP), na última reunião realizada no dia 14 de setembro.
==== ==== ==== ==== ==== ====
1a reunião – 14/09