ACT 2022: diretores da FNP falam sobre os próximos passos

Na manhã desta terça (06), a diretoria da FNP se reuniu e avaliou os ajustes apresentados pela direção da Petrobrás na sua proposta de Acordo Coletivo de Trabalho. Ainda hoje (06/09), às 18h, a FNP se reúne com a FUP e, amanhã (07/09), a FNP volta a se reunir para definir seu indicativo para a categoria.

A FNP destaca que houve avanço nessa proposta com a manutenção da cláusula do adicional de Mestra Nacional do CNCL da Transpetro obtida após a greve vitoriosa dos companheiros do setor.

Mas, permanecem os principais ataques já denunciados nas assembleias anteriores e que foram rejeitados pela categoria. Entre eles, a exclusão do parágrafo 4, da cláusula 42, que garantia a estabilidade no emprego para todos(as). A direção da empresa mantém a mesma proposta em relação a esse tema, conforme já apresentado e rejeitado pelos(as) petroleiros(as) na rodada de assembleias passada.

Portanto, é uma proposta que continua indigna para a maioria dos(as) petroleiros(as), visto que ainda mantém a possibilidade de jornada de turno de 12h com relação trabalho-folga de 1×1.

Para a FNP, é preciso derrotar a manutenção da relação de custeio de 60×40, retornando para o patamar histórico de 70×30, bem como reduzir a margem de consignação dos atuais 30%, o que não foi conseguido até agora. Porém, ainda há espaço para lutar e conquistar!

Além disso, há outras questões muito importantes que seguem sem avanços:

– extensão do Acordo para todos os embarcados, com garantia do dia do desembarque, auxílio deslocamento e turno de manutenção;

– adicional de permanência no Amazonas para todos;

– isonomia do número de liberações para ambas as federações. Na última proposta, a previsão era de 6 para cada, mas o novo texto traz uma redução de 2 liberações para a FNP, enquanto aumenta para 11 àquelas destinadas à FUP.

Por todos esses aspectos, o Sindipetro-RJ chama a categoria para se manter atenta e informada sobre os próximos passos da Campanha Reivindicatória 2022. Acompanhe as publicações nas mídias do Sindicato!

Assista ao vídeo com diretores da FNP e compartilhe: