ACT 2023: tá na hora da Petrobrás levar a sério

Os petroleiros da base do Sindipetro-RJ estão rejeitando praticamente de forma unânime a segunda proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás. A decisão ocorreu após a realização de mais de 30 assembleias, com os trabalhadores também aprovando o estado de greve e as mobilizações em defesa do sistema Petrobrás, programadas para ocorrer entre 27/10 e 1/11

Proposta “me engana que eu gosto” não desce

Nesta quinta (26/10), acontecem as últimas assembleias desta segunda rodada e se você ainda não participou acesse à sala da Assembleia Geral ON-LINE, às 17h30. https://bit.ly/Assemb-TODOS

O fato é que não houve nenhum avanço significativo em relação à primeira proposta. O proposto pela Petrobrás, o índice da inflação com 1%, só para a ativa (!), e manutenção da relação 60×40 de custeio da AMS, é continuar a política de arrocho contra ativos e aposentados, promovida pelas gestões bolsonaristas. A direção da Petrobrás, comandada pelo “simpático”, Jean Paul Prates, aquele que adora dar tapinhas nas costas e sair nas fotos com os petroleiros, apresentou uma 1ª proposta que foi logo desconsiderada pela. Depois de mais uma enrolação apresentou uma 2ª proposta que segundo seus interlocutores tem “avanços”, soando isso como uma piada aos ouvidos da categoria.

Queremos respeito aos trabalhadores!

Consolidada a rejeição, fica a sensação para os petroleiros de que a gestão da Petrobrás tem a obrigação de apresentar uma proposta que seja considerada boa. Senão, o caminho da negociação fica cada vez mais estreito. Fica o recado para a direção da companhia que há necessidade de mais respeito no trato dos direitos dos trabalhadores.

Parece que o tema desta campanha de ACT “Reconstruir a Petrobrás e Recuperar Direitos”, não foi compreendido pela direção da Petrobrás. Além disso, é preciso inserir a ultratividade em nosso ACT.

Calendário de mobilizações

Assim, diante do quadro apresentado, as bases e as duas federações (FNP e FUP), vão encaminhar um documento conjunto para a Petrobrás e subsidiárias, solicitando a prorrogação do ACT, até que seja efetivado um novo acordo. Aos aposentados e pensionistas, que também rejeitaram a proposta da Petrobrás, o Sindipetro-RJ faz convite especial para que se integrem massivamente nas mobilizações. Confira as mobilizações nacionais do Sistema Petrobrás, conforme aprovado nas assembleias:

Sexta (27/10) 7h – GASLUB

com a presença do Jurídico do Sindicato que dará informes

Segunda (30/10) 7h – TABG e Transpetro Sede

Terça (31/10) CENPES/7h e EDISEN/12h

Quarta (1/11) TEBIG e Offshore (a bordo)