Antes das eleições, petroleiras “esfregam as mãos” para o “feirão” da ANP

Sindipetro-RJ chama todo(a)s para ato no dia da 5ª Rodada do Pré-Sal – O leilão será realizado no hotel Grand Hyatt, Av. Lúcio Costa, 9.600 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 2018. Confirme presença pelo email contato@sindipetro.org.br

Com o adiamento do mega-leilão do excedente da Cessão Onerosa para 2019, dado como certo por integrantes do Ministério de Minas e Energia (MME), a 5ª Rodada do Pré-Sal, marcada para a próxima semana, as petroleiras estão em polvorosa. A depender do desfecho das eleições presidenciais, a licitação, que “doará” quatro áreas nas Bacias de Santos e Campos, pode ser a última oportunidade de contratação de blocos no polígono do Pré-Sal nos próximos anos. De acordo com a ANP, 12 empresas estão inscritas para o certame: a Petrobrás, as norte-americanas ExxonMobil e Chevron, as britânicas BP e Shell, as chinesas CNOOC e CNPC, a norueguesa Equinor, a alemã Wintershall a catariana QPI, a francesa Total, e a colombiana Ecopetrol.

Mudanças/ Marco Legal da distribuição

ANP abriu processo para estudar mudanças no marco legal da distribuição de combustíveis no país. Em nota, a agência diz que o objetivo é ampliar a competição no setor, com a retirada de barreiras. Entre as medidas em estudo, está a permissão de que postos de gasolina comprem combustíveis direto nas refinarias ou com importadores, sem intermediação de distribuidoras, que hoje é obrigatória.

 

Destaques