Após o Plano de Equacionamento (PED), vem mais uma pe­drada… um “Petros 3”?

No dia 14/11, segunda-feira passada, o Fórum de de­fesa dos participantes da PETROS realizou mais uma reunião de trabalho. Nessa reunião, tivemos um informe advindo do Grupo de Trabalho PETROS – instituído no âmbito da gestão da Petrobrás com a participação da PETROS e das Fe­derações Sindicais – que oficializou a disposição da direção da Petrobrás em apresentar, para a aprovação do Conselho de Administração, um novo Plano (PETROS 3?) em substi­tuição ao PPSP. Avalia-se que este encaminhamento é contrário aos interesses dos trabalhadores, dos participantes, pois não responde à questão central que os mesmos lhe cobram, politicamente e judicial­mente: as dívidas das patrocinado­ras para com o plano. Ao contrário, também por seu modelo de contri­buição definida (CD puro), acaba com responsabilidades que hoje estão a cargo das patrocinadoras. Ao que parece, o PED é um instrumento de pressão econômico-financeiro so­bre a categoria, que visa facilitar a aceitação de um novo plano, o qual concretiza a retirada de direitos dos trabalhadores e elimina os respecti­vos compromissos nos balanços da Petrobrás e demais patrocinadoras, facilitando a venda de ativos, a pri­vatização.

O Fórum segue discutindo o fe­chamento de uma proposta alterna­tiva e constata seu acerto em fazê-lo e sua disposição de contrapô-la, tan­to ao atual PED, quanto a uma pro­posta de PETROS 3, para responder a estes ataques, política e juridica­mente, e buscar preservar os direitos dos trabalhadores, a saúde do PPSP (BD – Benefício Definido), retomar a confiabilidade na PETROS e na Pe­trobrás, cobrando que se faça o que é certo: que se honre os direitos e con­tratos com os trabalhadores, que se cobre e sejam pagas as dívidas e fal­tas das patrocinadoras e de cada um de seus agentes.

A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 23/11/2018, a partir das 9h30, no auditório do Sindipetro-RJ.

Versão do impresso Boletim XCVIII