ACT: Aposentados firmam luta pelo pagamento da dívida da Petrobrás com a Petros em reunião-assembleia

Durante o ACT, as reuniões dos aposentados e pensionistas passam a ser realizadas quinzenalmente e em caráter de assembleia

No dia 07/10, os aposentados e pensionistas da base do Sindipetro-RJ estiveram reunidos no Clube de Engenharia, no formato híbrido, quando conversaram sobre a necessidade de permanecerem mobilizados na luta neste ACT 2025/2026. Entre outras questões estão a recomposição das perdas e a cobrança da dívida da Petrobrás com a Petros para romper a situação insustentável de cobrança de Planos de Equacionamentos de Déficit (PEDs) que tem levado, principalmente os aposentados, a uma profunda redução no poder aquisitivo.

“Fomos obrigados a entrar para a Petros quando fomos admitidos na Petrobrás e isso foi muito bom, sim. Mas, agora que estamos aposentados, esses PEDs estão destruindo as nossas vidas!”, denunciam.

“A Petrobrás, que é patrocinadora do Fundo Petros, e nomeou seus gestores ao longo dos anos, tem responsabilidades. E deve pagar as suas dívidas para com o Fundo”, cobram.

Foi feito um balanço dos atos recentes nos dias 05 e 13 de agosto passado e das manifestações no dia do aniversário de fundação da Petrobrás em 03 de outubro: “É fundamental que as mobilizações sejam intensificadas e que haja maior participação dos aposentados e pensionistas. Somente com nossa participação nas lutas será possível reverter este quadro atual”, disse o diretor do Sindipetro-RJ, Roberto Ribeiro.

Em busca de pressionar pelo pagamento da dívida da Petrobrás com o Fundo, o Sindipetro-RJ enviou, no último dia 03 de outubro uma Carta ao Presidente Lula. O Gabinete Pessoal do Presidente Lula enviou resposta no dia 06/10 indicando encaminhamento da Carta ao Ministério das Minas e Energia (MME), que regula a Estatal.

Na reunião-assembleia, o Sindicato informou que a mesma Carta também foi recebida pela presidência da Petros no dia 06/10 e enviada para todas as lideranças de partidos políticos no Congresso Nacional e para outras instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já havendo vários protocolos de recebimentos.

Na Carta, baseada em análises do ex-conselheiro Petros e petroleiro aposentado, Fernando Siqueira, explica-se que os déficits não foram gerados pelos participantes do Plano, mas por decisões de alto risco tomadas por gestores da Petros, indicados pela Petrobrás. E que a Petrobrás, que é patrocinadora, possui dívida, já citada em processos que estão paralisados no Judiciário há mais de 20 anos.

No documento, o Sindipetro-RJ afirma que “o pagamento dessa dívida pela Petrobrás é a solução para zerar os planos de equacionamento de déficits (PEDs) e, assim, normalizar a vida financeira dos aposentados. A situação que vivemos com a Petros é de um impacto devastador na vida dos aposentados, causando graves consequências para a nossa saúde mental, incluindo casos de depressão e suicídio. O sofrimento é agravado pela perda da dignidade, pela incapacidade de ajudar financeiramente a família (pais, filhos e netos) e pela necessidade constante de cortar despesas para honrar compromissos.” Conheça o conteúdo da Carta na íntegra.

A reunião-assembleia contou com a participação dos conselheiros eleitos na Petros, Vinícius Camargo (CD), que participou do formato virtual, e Silvio Sinedino (CF).

Houve informes jurídicos de advogados do Sindipetro-RJ que fizeram alerta especial sobre os golpes que proliferam através do uso de dados dos advogados e de informações processuais.

Sobre o Decreto 12.561 do governo federal que determina a obrigatoriedade do registro biométrico para concessão, manutenção e renovação de benefícios previdenciários e a exigência da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o setor Jurídico do Sindicato está disponibilizando ajuda para os associados fazerem a solicitação pela internet. Vale agendar o atendimento pelo (21) 3034-7300.

O Setor Jurídico do Sindicato tem oferecido atendimento presencial sempre a partir de uma hora antes do início das reuniões.

Para encerrar, a Ata da reunião anterior foi aprovada pela maioria.

Fique ligado nas convocatórias do Sindipetro-RJ e participe!

Últimas Notícias