No dia 24 de janeiro foi celebrado o Dia Nacional do Aposentado e, como já se tornou tradição, caravanas de aposentados de todo o Brasil ocuparam no domingo (28) a cidade de Aparecida do Norte (SP).
Na missa, celebrada pelo Arcebispo Dom Orlando Brandes, a homilia reforçou a importância da luta pela manutenção dos direitos, da escolha dos políticos neste ano de eleição e da importância dada aos aposentados nesse cenário.
O secretário geral da Confederação Nacional dos COBAP, Luis Legñani, representando todos os aposentados do Brasil, leu a “Carta de Aparecida”, pedindo dignidade, justiça e mudança na vida dos injustiçados. Após o culto, lideranças de dezenas entidades, como a Federação das Associações de Aposentados do Estado do Rio de Janeiro (FAAPERJ), entre outras, realizaram plenária democrática no subsolo do santuário.
Roberto Ribeiro, diretor do Sindipetro-RJ, Secretaria dos Aposentados, Núcleo 6, em carta aberta aos associados do sindicato, fez uma saudação:
“Neste dia (24/1) tão importante, saudamos todos aqueles que fizeram a Petrobrás se tornar a empresa que é hoje e contamos com vocês, assim como vocês contam conosco. A Secretaria de Aposentados estará sempre à disposição de cada um de vocês para sanarmos os problemas inerentes à nossa categoria” – disse.
O Dia do Aposentado teve escolhido o 24 de janeiro porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. Esse é considerado o marco histórico da Previdência Social no Brasil, que até então atendia somente os funcionários do governo federal.