ASO: Sindipetro-RJ exige que Petrobrás não puna quem está com o exame atrasado

A empresa divulgou um comunicado no qual informa que, a partir de 1º de outubro, poderá punir com falta o empregado que não estiver com o exame Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) em dia. Uma decisão que o Sindicato considera arbitrária 

 

O tema ASO vencido não foi pautado pela empresa junto ao Sindicato em nenhum momento, não sendo sequer apresentado. Menos ainda buscou negociar ou mesmo solicitar ajuda. O Sindicato desde já se coloca à disposição para auxiliar no trabalho para que todos os empregados realizem seus exames e consultas relacionados ao ASO. Porém reitera que discorda da ameaça de punição aos trabalhadores, que nos parece ainda mais exagerada tendo em vista que, entre outros aspectos, o prazo está extremamente exíguo e que há diversas dificuldades, várias delas já apontadas pelos sindicatos, para realização dos exames e consultas.

 

“O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro entende a importância de todos os empregados estarem com seus ASOs em dia e ressalta que sempre valorizou os exames ocupacionais, buscando sempre, inclusive, ampliá-los e melhorá-los. Pautamos essa questão em diversos fóruns, como CIPAs, Comissões locais de SMS, Comissões de SMS de acompanhamento do ACT, negociação de ACTs” – afirma trecho da carta ofício 361/2024, enviada nesta segunda-feira (7/10) para o RH da empresa.

 

Últimas Notícias