Assembleia de aposentados elege 41 delegados ao Congresso estadual

Agora só falta você! Se ainda não participou das assembleias na sua unidade, participe da assembleia on-line, nesta quarta (07), às 19h

Acesse o link e compareça: https://us02web.zoom.us/j/82600559230#success

Pelo menos 90 aposentados participaram da reunião mensal promovida pelo Sindicato, que teve caráter de assembleia para eleger delegados ao Congresso estadual que acontece em duas etapas:

ON-LINE – A primeira sessão vai ser virtual no próximo dia 14, a partir das 18h, quando serão recebidas, organizadas e discutidas propostas à pauta de reivindicações do ACT. Apesar de só os delegados eleitos poderem votar, estão todos convidados a participar apresentando propostas.

PRESENCIAL – A segunda etapa do Congresso ocorrerá no sábado, dia 24/06, das 9h às 18h, no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124-25º andar-Centro). No programa, mesas de debate sobre conjuntura e opressões; apresentação das teses; resoluções gerais e eleição para os delegados ao Congresso Nacional da FNP.

Associação do Sindipetro-RJ à FAAPERJ foi ratificada

Depois de votação por maioria ratificar a associação do Sindipetro-RJ à Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (FAAPERJ) , houve falação de vários participantes.

Os principais temas abordados foram:

– a atenção que os petroleiros devem ter com as políticas da previdência pública, pois muitos petroleiros aposentados dependem exclusivamente dela como os de Manguinhos;

– a urgente luta contra a imposição dos planos de equacionamento na Petros que arrasam o poder aquisitivo;

– a falta de pagamento das dívidas da Petrobrás com a Petros;

– a precariedade promovida na AMS para levar à privatização do Plano;

– a atenção que deve ser redobrada com organizações “pega-bobo” maléficas que se passam por sindicatos para agir junto a escritórios de advogados para cobrar honorários de forma indevida; e

– a adoção de cláusulas no próximo ACT que contemplem as mulheres e questões urgentes como as dos LGBTQIA+, PCDs e combate ao racismo.

41 eleitos

Foi consenso na assembleia que é no ACT o principal momento de luta que a categoria possui para retomar direitos e realizar conquistas. Ressaltou-se ainda que o Sindicato precisa manter sua postura independente frente aos relacionamentos com a empresa e governos para cumprir seu papel primeiro de defender os direitos dos trabalhadores.

Para participarem do Congresso estadual, foram eleitos 41 aposentados. Haverá participação também de observadores.

Veja o vídeo e compartilhe: