Assembleia do ADM nesta terça (23)!

Em um momento tão crítico do país, com um presidente que não está nem aí para o povo e que subestima uma pandemia global e seus milhares de mortos. Em tempos de tantos ataques à Petrobrás e a nós petroleiro@s. E tudo isso temperado pelos desafios postos pelo teletrabalho

Por outro lado… Em um momento de grande instabilidade política e de efervescência de diversas categorias pelo país.

E nós? O que estamos achando? O que pretendemos fazer?

Essa assembleia é o momento de discutirmos e decidirmos, enquanto coletivo, enquanto categoria, o que queremos, o que defendemos e o mais importante: O que faremos?

PARTICIPE!
E traga mais uma pessoa!

Haverá votação sobre os seguintes pontos:
Pautas reivindicatórias sobre o Teletrabalho e bandeiras de luta do ADM e mobilização da categoria.

Contamos com você!

Entrar na reunião Zoom

Pautas reivindicatórias sobre o teletrabalho elaboradas até o momento:

Apesar dos diversos esforços da nossa entidade sindical, a empresa se retirou da mesa de negociação do GT até, segundo ela, a troca de comando da empresa. Contudo, tudo relacionado ao teletrabalho continua em andamento dentro da empresa. Assim também, o sindicato continua na luta pela garantia de teletrabalho para os que assim desejam e que ele tenha todas as condições para ser exercido dignamente.

Também nos posicionamos contra qualquer tipo de aceleração do retorno ao trabalho presencial, enquanto a pandemia segue batendo recorde de mortes. O sindicato está pronto para organizar uma mobilização política com a força de trabalho e também jurídica caso a empresa inicie um retorno apressado ao trabalho presencial durante a pandemia.

Sobre a pauta para um teletrabalho digno, a FNP já apresentou diversas bandeiras, incluídas na Carta FNP 002-2021. Esse é o texto base que pretendemos desenvolver, referendar e complementar com as sugestões dos trabalhadores. Veja abaixo ponto por ponto e venha debater conosco na terça-feira!

– Adoção de ajuda de custo mensal para o empregado que estiver em teletrabalho, de forma a mitigar os custos extras com manutenção de equipamentos, energia, pacote de dados, entre outros.

– Implementação de controle de jornada, com pagamento de hora extra para o tempo extra de trabalho dos empregados.

– Contraindicação de utilização dos aparelhos pessoais para uso de aplicativos corporativos

– Proibição do uso de aplicativos não corporativos de mensagem (como o whatsapp e telegram)

para atividades de trabalho, com sanções aos gerentes que descumprirem a orientação, exceto em casos expressamente aprovados. Nestes casos, o empregado deverá receber sobreaviso, já que estará permanentemente disponível para ser contactado por seu gerente.

– Definição expressa no regramento sobre a antecedência com que o trabalhador deverá ser avisado que precisará trabalhar presencialmente em um dia originalmente de teletrabalho (o item 5 do regramento é omisso quanto a isso).

– Contabilização dos dias presenciais por mês, e não por semana – ou seja, o trabalhador poderá optar por estar em teletrabalho até 60% dos dias úteis do mês (o proporcional a 3 dias na semana).

– Orientação da empresa sobre a adaptação de metas, entregas e GD para os empregados que adotarem o regime de teletrabalho, assim como seu dimensionamento na carga horária de trabalho de forma a ser efetivamente possível seu cumprimento.

– Condições de SMS com garantia do reconhecimento do acidente de trabalho nos casos de teletrabalho e devido registro das condições inseguras dos trabalhadores (debatido na parte anterior).

– Adoção das medidas acima em acordo coletivo assinado com os sindicatos por 2 anos, de forma a manter a negociação e os ajustes em negociação coletiva.

– Capacitação obrigatória dos gestores da empresa para as regras e a gestão de pessoas no teletrabalho.

– Mesa única sobre o tema com as subsidiárias.

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »