Assembleia hoje (7) às 11h30 no CENPES e 17h no Sulamérica

Sessões também acontecem nas trocas de turno, embarques e TBG

Conforme informamos no boletim anterior, o TST recomendou em despacho, que a Petrobrás assine o acordo com os sindicatos da FNP em eventual resultado de aprovação das assembleias. Na sexta-feira (8), a FNP e seus sindicatos enviarão os resultados à empresa e ao TST. O Sindipetro-RJ fará a contagem dos votos na sede da entidade, a partir de 12h de amanhã, com transmissão ao vivo. Antes disso, entre 10h e 11h, também na sede (avenida Passos, 34) haverá assembleia para gerentes. Vale ressaltar que o termo recomendação-orientação tem sido recorrentemente utilizado pelo TST pelo fato da mediação não ter caráter judicial e, portanto, não valer como decisão. Contudo, na prática, a Petrobrás tem acatado tais recomendações. A empresa, por sua vez, está fazendo a parte dela, pressionando politicamente, “inventando” tese jurídica para estender o acordo individual, assediando e pressionando trabalhadores a se desfiliar e orientando veladamente a processar o sindicato.

Diferenças de opinião

Está claro que há nítidas diferenças de opinião entre os trabalhadores das bases operacionais e administrativas, fruto, inclusive, dos objetivos do RH da empresa. Esta é mais uma luta que temos pela frente: reagrupar a categoria, afinal, somos todos petroleiros! Apesar de algumas críticas quanto ao processo anterior da assembleia realizada na Fundição Progresso, acertamos os passos e as sessões no Circo Voador ocorreram com bastante tranquilidade e organização, deixando clara a diferença de quando a direção da empresa alinha sua tropa para interferir na assembleia e quando não o faz.

Instalamos 20 mesas de votação, com notebooks em rede rodando um programa que verifica se o participante é gerente e se o voto já foi computado. Há uma urna separada para coletar os votos dos gerentes, já que há questionamento judicial sobre a participação dos mesmos. As falações duraram cerca de uma hora, com todos tendo direito à voz. Vários colegas expressaram seu apoio ou sua crítica à direção do Sindicato, mas também escutaram informações e opiniões que desconheciam e sobre as quais puderam refletir, seja para embasar seu voto nesta rodada, seja para os próximos embates. E este é um dos principais objetivos de uma assembleia: o diálogo e a reflexão e não apenas o ato de votar. Confira os vídeos da assembleia de ontem no Circo Voador, que também ajudam a desfazer alguns mitos que a comunicação corporativa tem disseminado:

http://bit.ly/assemb5a

http://bit.ly/assemb5b

http://bit.ly/assemb5c

http://bit.ly/assemb5d

http://bit.ly/assemb5e

http://bit.ly/assemb5f

http://bit.ly/assemb5g

Para quem ainda está em dúvida sobre o porquê da realização das assembleias e de não termos assinado o Acordo, sugerimos que leiam as matérias publicadas anteriormente: http://bit.ly/bsrj51

http://bit.ly/bsrj52

http://bit.ly/bsrj54

http://bit.ly/bsrj55x

Aqui você pode baixar todos os boletins em PDF:

http://bit.ly/boletpdf

Destaques