Lutas passam por direitos e melhorias nas condições de trabalho na Estatal que está em expansão com a realização de concurso público
No dia 04/02, os trabalhadores da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), estatal vinculada ao Ministério das Minas e Energia, estiveram, pela primeira vez, reunidos em assembleia, na hora do almoço, com a direção do Sindipetro-RJ na porta do Escritório Central que fica no Edifício Centro Empresarial Internacional Rio (RB1), no Centro do Rio de Janeiro.
Na pauta, uma apresentação geral do Sindicato e a votação sobre a Proposta de PLR da empresa. A Proposta da empresa de pagar uma remuneração de PLR foi aceita.
Para o Sindipetro-RJ ainda há muito a se avançar na PPSA, não só no tema PLR, mas também em condições de trabalho, direitos e luta em geral para que a estatal sirva às demandas sociais de todo o povo brasileiro.
“A luta que criou a PPSA para aumentar a participação do Estado na renda do petróleo precisa voltar a ser um tema de debate entre nós, petroleiros”, disse o diretor do Sindicato, Leandro Lanfredi.
Sobre a PLR, o Sindipetro-RJ destacou que é importante haver engajamento de todos os empregados nas discussões futuras com o Sindicato, porque é possível aumentar o valor a ser pago. O pagamento referente a 2024, por exemplo, está muito aquém do que foi pago pela Petrobrás, do que é possível ser conquistado pelos trabalhadores dentro do que é permitido pela Lei.
Veja o vídeo:
Concurso público
No dia 05/02, a PPSA abriu concurso público para 100 vagas.
A PPSA foi criada em 2013 para realizar a gestão de contratos de partilha de produção (hoje, são 24 contratos em vigor na área do Polígono do Pré-Sal); representar a União nos acordos de individualização da produção de petróleo em áreas não contratadas; e fazer a gestão da comercialização de petróleo e gás natural de propriedade da União. A expectativa é de que sejam comercializados 1,9 bilhão de barris de petróleo para a União até 2032.
O Sindipetro-RJ defende que a Estatal esteja voltada para e pelos brasileiros.
Participe das atividades agendadas pelo Sindipetro-RJ; acompanhe as publicações da Comunicação; e sindicalize-se para fortalecer o seu Sindicato!