Ato “Assédio Nunca Mais” – nesta quinta (30/03), 7h – CENPES

Nesta quinta-feira (30/03), o Sindipetro-RJ convoca os movimentos, partidos e parlamentares que defendem a luta contra o assédio para um ato, a partir de 7h, a ser realizado no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, em solidariedade às quatro trabalhadoras terceirizadas da unidade que foram vítimas de assédio sexual

O caso ganhou repercussão midiática após a publicação de uma reportagem em um canal de notícias no dia 21/03. Após denúncia no MP e repercussão midiática, a empresa informou que o petroleiro em questão foi demitido.

O Sindicato cobrou e a gestão da Petrobrás não fez nada

O Sindipetro-RJ já tinha conhecimento do caso divulgado na mídia desde novembro de 2022 e vinha há meses exigindo que a Petrobrás concluísse a apuração das denúncias e adotasse as medidas cabíveis. Para tanto, o Sindicato enviou ofício e participou de reuniões com a Ouvidoria Geral, RH e Gerência Geral da unidade em questão, sempre exigindo providências, respostas às denunciantes e, sobretudo, proteção e amparo a elas.

O caso é chocante, pois além de ser permeado por machismo, racismo e elitismo, evidencia o despreparo da Petrobrás em lidar com as denúncias de assédio.

A denúncia corajosa dessas trabalhadoras iniciou um movimento no estilo “me too” que demonstra as dificuldades e ineficiências de uma empresa com apenas 17% de mulheres, e uma cultura de desigualdade tóxica entre próprios (concursados) e terceirizados.

Exigimos:

• Nenhuma perseguição às vítimas. Toda solidariedade.
  • Por mudança nos procedimentos de apuração em casos de assédio.
  • Queremos mulheres nas comissões!
  • Fora gestores coniventes com assédio.
  • Por mudança nos canais de denúncia. Queremos celeridade e eficiência.
  • Por palestras de prevenção ao assédio em todas as gerências.
  • Pela responsabilização dos assediadores.

Já está disponibilizado um formulário online, criado pelo Sindipetro-RJ, em que trabalhadoras próprias terceirizadas poderão incluir denúncias de assédios e abusos ocorridos dentro da Petrobrás. O Sindicato garante o anonimato das pessoas. Acesse pelo link: https://bit.ly/AssedioNuncaMais  Quer participar do GT de Diversidade e Combate às Opressões? Entre em contato pelo diversidade@sindipetro.org.br.