Ato unificado em Brasília, 12/07, contra PL que privatiza recursos do Pré-Sal e acaba com Fundo Social

Petroleiros vão estar no protesto contra o Projeto de Lei de Bolsonaro que ataca Saúde e Educação, a partir de 14h, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados em Brasília

O Sindipetro-RJ está organizando caravana terrestre. Os interessados podem entrar em contato pelo (21)3034-7300 ramal Imprensa / e-mail gabrielcarlos@sindipetro.org.br

O Projeto de Lei 1583/2022 do governo quer acabar com as vinculações do Pré-Sal ao Fundo Social, retirando recursos estratégicos para políticas sociais na Educação e Saúde. O PL autoriza a privatização de todo o excedente do Pré-Sal que pertence à União!

Considerado crime de lesa-pátria, o PL está sendo condenado por centrais de trabalhadores, federações, sindicatos e organizações estudantis. Até comissões mistas do Senado e Câmara de Deputados estão na oposição ao PL.

Venda de áreas ainda não licitadas

Na correria do que podem ser os últimos meses de governo, Bolsonaro quer terminar com o modelo de partilha para aprovar o PL que autoriza a Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) a vender petróleo que ainda nem recebeu, antecipando repasses que seriam feitos ao governo. Os valores que a PPSA repassaria seriam, por lei, aplicados no Fundo Social criado para beneficiar exclusivamente a Saúde (25%) e a Educação (75%).

Mobilizações

Os petroleiros em Brasília também vão demonstrar sua insatisfação ao processo de privatização da Petrobrás em geral, tanto a venda de ativos quanto a tentativa de venda do seu controle controle acionário.

Por isso, o Sindipetro-RJ convoca a participação de todos nas mobilizações que estão sendo organizadas para o dia 12/07. Caravanas sairão de várias partes do país à Brasília e ações serão feitas nas redes sociais em defesa do Pré-Sal, da Petrobrás e das empresas públicas. Participe!